Edit Template

Exposição “Colecção João Vargas, miniaturas de barcos”, em São Roque do Pico

Está novamente patente ao público, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, a exposição “Colecção João Vargas – miniaturas de barcos”. Trata-se de uma colecção de nove miniaturas, 8 chalupas e uma traineira, que adquiriu o nome do seu último proprietário e conservador.
João Alberto Nunes Vargas, natural de Santo Amaro do Pico, nasceu a 15 de Novembro de 1940 e faleceu a 7 de Junho de 2018, com 78 anos. Durante toda a vida trabalhou na construção naval e congregou, conservou e aumentou, com uma notável devoção, todo o espólio recebido do avô, João Inácio Cândido, e do pai, Ricardo Vargas. Foi ele o herdeiro de toda a mística do espírito do avô e dos barcos, e o fiel guardador das peças que estarão em exposição.
Este acervo é composto por peças centenárias, que foram mantidas ao longo de três gerações. Depositário desta colecção – Colecção João Vargas – , o Museu do Pico entendeu por bem, em articulação com a sua proprietária, a Senhora Maria Luís Vargas, promover a sua exposição de miniaturas de barcos que contam várias histórias, como a das regatas nas lagoas e outras do período áureo da construção naval em madeira, em Santo Amaro do Pico.
A exposição pode ser visitada no horário normal de funcionamento do museu, das 9h30 às 17h00 (a partir de 1 de Abril, das 10h00 às 17h30).

Edit Template
Notícias Recentes
CGTP-A quer aumento de 10% no salário mínimo
Bolieiro diz na Bermuda que “vale a pena investir nos Açores”
BE propõe reforço das transferências para a Região
Chega apresenta 22 medidas para o Orçamento
Subsídios a Cooperativa em dificuldades provoca polémica na agricultura açoriana
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores