Edit Template

PAN afirma que sector da Saúde é alvo de “progressiva degradação”

O porta-voz do PAN/Açores, Pedro Neves, juntou-se aos candidatos da ilha do Faial para dar voz às reivindicações dos profissionais de Saúde do Hospital da Horta, bem como às preocupações dos empresários da marítimo-turística Naturalist.

Segundo o PAN, “o sector da Saúde tem sido alvo de uma progressiva degradação ao longo dos últimos anos e na ilha do Faial o cenário não é dessemelhante, especialmente se considerada a fuga de profissionais de saúde para o sector privado e para outros mercados de trabalho mais competitivos”.

Os candidatos do partido defendem a aposta “na captação e fixação de médicos no SRS, recorrendo aos incentivos pecuniários e não pecuniários, e compensando aqueles que exercem as suas funções em exclusividade no SRS. Este é um meio para reduzir as listas de espera e melhorar a qualidade do SRS, assegurando o pleno acesso à prestação de cuidados médicos, evitando a deslocação de utentes para fora da Região, como se verificou no acesso à IVG”.

A par disso, “perante a escassez de profissionais de Saúde, o partido defende o aumento da oferta formativa na área da Saúde nas escolas profissionais. A iniciativa legislativa do PAN/Açores, que criou a carreira de técnico auxiliar de Saúde, pretendeu não só dar justiça a estes profissionais, como também valorizar a profissão, tornando-a mais atractiva, especialmente para os jovens”.

Os candidatos do PAN/Açores pretendem, ainda, que os profissionais de Saúde que realizam o transporte de doentes urgentes e não urgentes sejam compensados, sobretudo quando lhes é exigida a pernoita em ilha diferente daquela onde residem.

O porta-voz do PAN/Açores, Pedro Neves, afirma que “nos últimos três anos, cerca de 25% das medidas propostas pelo PAN/Açores foram direccionadas para o sector da Saúde. Não obstante, o PAN/Açores reforça a premência do investimento nesta área, valorizando carreiras e melhorando condições de trabalho”.

Ainda no decurso da visita ao Faial, os candidatos do PAN/Açores reuniram-se com a empresa Naturalist, salientando a aposta num turismo sustentável com menor pressão nas espécies marinhas, através, por exemplo, da redução da frequência de actividades de natação com golfinhos.

Edit Template
Notícias Recentes
Cardoso Jorge, Presidente da Casa do Povo: “Há falta de creches; só no Pico da Pedra temos 60 famílias em lista de espera”
10 artesãos homenageados no Dia da Freguesia dos Arrifes
Prisão preventiva para suspeito do crime de tráfico de estupefacientes na Ribeira Grande
Já arrancaram os voos da SATA de Toronto e Boston para Funchal
Exposição “Fringe” na ilha de São Jorge
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores