Edit Template

Vasco Cordeiro defende mais creches se for Governo

Vasco Cordeiro sublinhou, na ilha das Flores, que do programa eleitoral do PS às eleições Regionais do próximo dia 4 de Fevereiro apresenta “medidas e respostas concretas para combater a perda de população”.

O candidato a Presidente do Governo Regional falava à saída de uma visita à creche O Girassol.

Vasco Cordeiro sublinhou que o Censos 2021, o estudo mais recente do Instituto Nacional de Estatística, “demonstram que toda a Região está confrontada com o desafio demográfico”, recordando que “entre 2011 e 2021 houve uma crise financeira muito grave, um conjunto de perturbações que certamente tiveram influência nisso”.

O Presidente do PS/Açores lembrou que o ‘Desafio da Demografia como Condição de Sustentabilidade’ é uma das linhas estratégicas do programa de governo do Partido Socialista, apresentado no último domingo.No documento, recordou, o PS assume como compromisso para a próxima legislatura “investir na criação de novas creches”.

“Os Açores têm a necessidade de mais 500 a 700 lugares em creche. Quando nós referimos a necessidade de investir em novas creches. Não nos podemos ficar apenas, como ficámos nestes últimos três anos do Governo PSD/CDS/PPM, em criar mais lugares nas creches que já existem. Isso é uma medida que pode resolver algumas situações, mas não é a resposta a esse desafio da necessidade de mais creches”, frisou.“A medida do Governo da República de instituir as creches gratuitas, garantindo a sua implementação e financiamento também na Região Autónoma dos Açores é boa, mas cria novos desafios, porque há a necessidade de ter mais lugares em creches e investir na criação de novas creches. E este é um compromisso que o Partido Socialista concretizará, sendo Governo Regional”. Vasco Cordeiro destacou, ainda, que o PS “fará uma aposta clara em políticas sociais”, sobretudo em “dar condições aos jovens casais, às jovens famílias, para que tenham uma rede de apoio, seja no âmbito da Infância, da Educação, da Saúde e até do apoio aos Idosos”, para que se possam tornar mais apetecível a sua instalação nas nossas ilhas. O candidato socialista garantiu, também, que um Governo por si liderado irá apostar em políticas económicas, para “ajudar à criação de oportunidades de emprego que permitam fixar pessoas”, mas também em “políticas de acessibilidades, incluindo as acessibilidades digitais”. “Há um caminho progressivo para além das creches. Por exemplo, há também a questão dos centros de actividades de tempos livres (ATL) e uma das matérias que consta do nosso programa de Governo é exactamente o de caminharmos também numa solução que possa incentivar as famílias a aderirem a essa resposta, porque entendemos que ela é importante não apenas para as famílias, mas também para as próprias crianças em termos de formação”, salientou o candidato do PS a Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro.

Edit Template
Notícias Recentes
Turistas gostam da paisagem e da segurança e não gostam dos serviços de restauração e dos transportes de táxis e de autocarros
Desaparecido turista belga que se encontrava a realizar um trilho pedestre na Lagoa do Fogo
Sismo de magnitude 2.6 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
Programa para a prevenção do cancro gástrico arranca na Terceira
Detido indivíduo fortemente indiciado da prática do crime de detenção de arma proibida na Ribeira Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores