Edit Template

Faria e Castro destaca sucesso do projecto “A Minha Europa” nas escolas dos Açores

O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, manifestou a satisfação do Governo dos Açores pelo sucesso do projecto de cidadania europeia “A Minha Europa”, que teve como destinatários os alunos do 4.º ano de todas as ilhas do arquipélago.
“A iniciativa correspondeu às expectativas e recebemos excelentes referências, quer por parte dos professores, quer por parte dos alunos”, afirma Pedro de Faria e Castro.
O Subsecretário Regional realçou o facto de ter sido incentivado por parte dos docentes das várias escolas do arquipélago, onde tiveram lugar sessões do projecto, “para que esta acção se repita no futuro”, inclusive também junto de alunos do 3.º ano.
Faria e Castro sublinhou assim o “sucesso da iniciativa”, e considerou que desta forma se conseguiu “abordar a União Europeia de forma simples, clara e através de actividades lúdicas, com uma linguagem descomplicada para as crianças, que um dia serão actores participativos de um projecto europeu de uma União de 27 Estados-membros”.
O projecto “A Minha Europa”, que foi desenvolvido pelo gabinete do Subsecretário Regional da Presidência e dinamizado por técnicos da Direcção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, decorreu entre Novembro de 2023 e Fevereiro de 2024, com a realização de 63 sessões que abrangeram 1.441 alunos de escolas dos 19 concelhos dos Açores.
Esta iniciativa pedagógica consistiu na realização de acções de dinamização do projecto com base em jogos interactivos que permitiram demonstrar a relevância de uma democracia participativa e melhorar os conhecimentos sobre os 27 Estados-membros da União Europeia.
Do projecto constou ainda a elaboração e distribuição de um livro de actividades, direccionado para os alunos do 4.º ano, composto por exercícios das mais variadas áreas que permitiram dar a conhecer os símbolos da União Europeia, os valores, o euro, os países e as Regiões Ultraperiféricas, com destaque para os Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Prioridade nas creches será para crianças de pais trabalhadores
Milhares de Sopas do Espírito Santo hoje no Campo de S. Francisco
Açores registam forte subida no ranking das escolas
Número de doentes internados com Covid-19 está abaixar
Arquivado processo de dois padres Açorianos suspeitos de abuso sexual
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores