Os Açores estão no topo da lista de preferências dos portugueses para as férias da Páscoa.
Cabo Verde e Madeira são os outros dois destinos preferidos, com os portugueses a comprar mais viagens neste início de ano.
A revelação foi feita pela Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que nota uma subida nos números.
“As vendas e as reservas efectuadas são francamente superiores a 2023”, disse Pedro Costa Ferreira, Presidente da APAVT.
Este ano a Páscoa comemora-se em 31 de Março.
A primeira escolha pelos viajantes nacionais para esta temporada tem sido Cabo Verde, sublinhando a APVT a forte procura também registada para Djerba (Tunísia), o nordeste do Brasil, as Caraíbas e as ilhas espanholas.
Internamente, a Madeira está em primeiro lugar.
“Ainda com expressão nas vendas estão os Açores e depois vários destinos espalhados. Mas regra geral todos os destinos turísticos tradicionais da Páscoa (como o Algarve ou a Disneylândia) estão também a ser muito bem vendidos”, precisou.
“Os portugueses saem mais para todos os destinos. Há mais oportunidades de destinos novos, têm surgido e estão a surgir outras ocupações charter”, adiantou Pedro Costa Ferreira.
No mesmo sentido vão os números dos operadores turísticos ouvidos pelo Jornal de Notícias, que revela que, a quatro semanas da Páscoa, os portugueses já começaram a fazer as reservas em hotéis ou em agências de viagem para aproveitar os dias de descanso, cá dentro ou lá fora.
O clima junto dos operadores turísticos é de optimismo, relatam alguns dos agentes do setor ouvidos pelo JN.
Em Portugal, há uma clara procura pela Madeira e pelos Açores, uma tendência que se mantém desde o ano passado.
Mas também no Algarve e na serra da Estrela, as expectativas são altas.
Há quem opte, por outro lado, por ir mais longe, para os Estados Unidos ou as Maldivas.
Berta Cabral optimista
para este ano
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores admitiu Terça-feira que 2024 “vai ser mais um ano com desempenho de excelência” para o turismo da Região, que considera “uma alavanca” da economia do arquipélago.
Berta Cabral assinalou o sucesso da presença dos Açores na edição deste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) – que decorreu na capital, entre Quarta-feira e Domingo -, e apontou boas perspectivas para o turismo em 2024.
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, citada num comunicado do Executivo açoriano, afirma que a participação e o stand dos Açores na BTL configuraram “um enorme sucesso” e boas perspectivas para o sector na Região em 2024.
Mostrando-se “muito optimista” relativamente ao futuro do turismo e à sua importância para a economia açoriana, a governante reconhece, no entanto, que “existem desafios derivados da conjuntura internacional actual”.
“Tudo isso modera as nossas previsões, mas temos a grande convicção de que 2024 vai ser mais um ano com desempenho de excelência, até porque as informações que fomos recolhendo junto das empresas e profissionais presentes na BTL é de que esperam mais um ano de grande sucesso nos Açores“, admitiu.
Este ano, os Açores foram o destino nacional convidado da BTL e pelo stand da Região, que teve como slogan “Açores Todo o Ano”, passaram “vários milhares de pessoas”, segundo a nota da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
“Fazemos um balanço extremamente positivo da participação açoriana na maior feira de turismo do país.
Os profissionais do sector e os milhares de pessoas que tiveram oportunidade de conhecer o que de melhor os Açores têm para oferecer a quem nos visita são unânimes em reconhecer o sucesso que foi a nossa participação na BTL. Tivemos um programa informativo e promocional do melhor que se faz no mundo”, salientou Berta Cabral.
A governante referiu que a mensagem central da participação açoriana na feira teve como grande finalidade “continuar a trabalhar para mitigar a sazonalidade [do turismo], um dos grandes objectivos estratégicos, ao mesmo tempo que mostrou que os Açores são indiscutivelmente um destino sustentável”.
A BTL, no seu entender, “é uma das mais importantes ferramentas para continuar a impulsionar o principal mercado emissor do turismo nos Açores – o mercado nacional”.
E, numa altura em que os Açores “batem todos os recordes ao nível do turismo”, a responsável destaca que o certame permitiu “mostrar a riqueza da Região e o incremento da oferta turística a outros destinos emissores”, bem como o facto de os Açores serem “um caso internacional de sucesso na área do turismo sustentável”.
Berta Cabral alertou, no entanto, para a necessidade de se proceder “permanentemente à monitorização da sustentabilidade económica, ambiental e social”, tendo sempre em conta a realidade de cada uma das nove ilhas do arquipélago.
“O turismo tem de criar valor para a economia, tem de criar valor para as populações.
O turismo só é bom se for bom para os visitantes e para os residentes. Não nos podemos esquecer que os Açores são um destino jovem“, vincou.
A titular da pasta do turismo açoriano também reafirma na nota que o sector é cada vez mais “uma alavanca da economia regional”, sendo, na sua opinião, “muito importante haver uma conjugação de esforços para manter a sustentabilidade do destino e criar novas propostas de valor para a sua diferenciação”.