Edit Template

Açores na Cimeira Europeia das Regiões e Municípios

Teve início ontem a 10.ª Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios, organizada pelo Comité das Regiões Europeu em conjunto com a região da Valónia, e que conta com a participação de mais de 3500 representantes regionais e locais.
O investimento da UE para uma transição justa, a inovação digital, a política de integração e a luta pela igualdade de género foram alguns dos os principais temas das sessões do primeiro dia.
Na sessão de abertura, o presidente do Comité das Regiões Europeu (CR), Vasco Cordeiro, e o ministro-presidente da região da Valónia, Elio Di Rupo, apontaram o papel dos órgãos de poder local e regional da UE, e de fora dela, para fazer face aos problemas das comunidades locais em todo o mundo.
Esta cimeira é a primeira a reunir representantes de todo o mundo para assinalar a importância de enfrentar em conjunto os desafios comuns e reforçar o papel das autoridades subnacionais.
O debate de abertura contou com ainda mensagens vídeo de Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu e António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, bem como com intervenções de Fatimetou Abdel Malick, presidente da região de Nouakchott e presidente da Secção Africana da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais, Sérgio Aguiar, presidente da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Brasil), Rudi Vervoort, ministro-presidente da região de Bruxelas Capital, e Tetiana Yehorova-Lutsenko, presidente da Assembleia Regional de Kharkiv (Ucrânia).
Onze semanas antes das eleições europeias e alguns dias antes da reunião do Conselho Europeu que debaterá as prioridades estratégicas da UE para o próximo ciclo político, a Cimeira de Mons representa um momento fundamental para a definição da visão das regiões e dos municípios para o futuro da Europa.
As prioridades fundamentais para uma Europa mais forte, mais justa e mais resiliente, debatidas nesta ocasião, serão consagradas numa declaração que será entregue ao primeiro-ministro Alexander De Croo, em representação da Presidência belga do Conselho da UE, nesta Terça-feira de manhã.
A 10.ª Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios assinala ainda o 30.º aniversário do Comité das Regiões Europeu, a assembleia política dos representantes locais e regionais nas instituições da UE.
Mais de 3500 representantes locais e regionais de 59 países e dos 5 continentes reúnem-se para abordar a resposta sub-nacional aos desafios globais e para apelar aos líderes europeus que garantam que todas as políticas da UE estão assentes no nível local e regional, reforçando assim a legitimidade democrática e a eficiência da UE.

Edit Template
Notícias Recentes
Taxa turística em São Miguel adiada para 1 de Janeiro 2025
ANAC investiga nos Açores se há práticas anticoncorrencias na aviação
“Rotterdam” Hoje em Ponta Delgada com 2.500 Passageiros
Governo dá continuidade à estrutura de missão no âmbito da saúde mental
Normalizadas as ligações aéreas com o Corvo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores