Edit Template

PS questiona Governo sobre formação profissional

O Grupo Parlamentar do PS no Parlamento dos Açores solicitou ao Governo Regional da coligação um ponto de situação do estado da formação profissional na Região.
No requerimento em que é a primeira subscritora, Sandra Costa Dias realça a “necessidade afirmada com insistência pelo tecido empresarial de encontrar nos Açores mão de obra qualificada para sua actividade”, salientando que existe “pouca clareza na execução efectiva de programas, cursos e acções de formação profissional” que visem qualificar Açorianos para as necessidades de mão-de-obra dos Açores.
“É preciso aferir qual é a estratégia de qualificação dos açorianos para o mundo do trabalho que o Governo Regional pretende aplicar, em particular dos desempregados, mas também que medidas apresenta para a inserção socioprofissional e no mercado de trabalho dos jovens NEET (aqueles que não estudam nem trabalham)”, sublinhou Sandra Costa Dias. A deputada socialista entende que é preciso “aferir a credibilidade do Governo Regional na execução de medidas para a qualificação de jovens” e conseguir fazer uma “leitura mais transparente do estado actual da formação profissional”.
Sandra Costa Dias revelou que o Grupo Parlamentar do PS solicitou informação “detalhada” sobre os cursos profissionais que tenham tido o seu início desde 2021 até à presente data, sobre a Rede Valorizar e sobre o Programa Prosa Qualifica.
“Queremos saber quais os cursos, quantas formações, que públicos estão a ser captados, se são desempregados de longa duração ou não, jovens NEET, ou trabalhadores, quantas horas de formação, qual a origem do seu financiamento e quais as linhas de fundos comunitários às quais o Governo Regional tem recorrido, entre outras informações.
O Governo do PSD/CDS/PPM não tem sido transparente na divulgação desta informação, ao longo dos últimos três anos e foi isso que motivou o PS a pedir estes dados”, finalizou a deputada do PS, Sandra Costa Dias.

Edit Template
Notícias Recentes
União Desportiva do Nordeste comemora os 50 anos do clube
2ª edição da formação “Cidadania Digital: Riscos e Oportunidades da Internet”
Bolieiro manifesta oposição à criação de uma taxa turística regional
Actividade ambulatória de Pediatria regressa amanhã ao HDES
Há 5 municípiosnos Açores com mais procura de casas para viver no campo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores