Edit Template

TrailRun Real Priolo terá mil participantes

A quarta edição do TrailRun Real Priolo contará este ano, a 27 de Abril, com o maior número de participantes verificado neste tipo de prova. Para a Câmara do Nordeste, representada na conferência de imprensa pelo vice-presidente e responsável pelo pelouro do desporto, Marco Mourão, esta grande adesão ao TrailRun Real Priolo deve-se à beleza natural do Nordeste e ao tipo de trilhos, na sua maioria de montanha, mas também incluindo o magnífico trilho da Fajã do Araújo e o Lombo Gordo.
Em conferência de imprensa, realizada esta tarde, de arranque da quarta edição do TrailRun Real Priolo, Marco Mourão salientou o crescimento quantitativo de participantes que a prova tem vindo a registar desde a primeira edição, acompanhado, consequentemente, do aumento de número de familiares que acompanham os inscritos, o que tem trazido um impacto positivo à economia do concelho.
O Vice-presidente do município deixou um agradecimento à Juventude Ilha Verde e à Associação de Atletismo de São Miguel, como parceiros do TrailRun Real Priolo, e ao Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, parceiro da autarquia no desenvolvimento do desporto não federando, graças aos quais, e ao trabalho de um ano inteiro, se conseguiu cumprir o objectivo a que a Câmara do Nordeste se tinha proposto.
O agradecimento do Vice-presidente da autarquia foi também para a Direcção Regional dos Recursos Florestais e aos Serviços Florestais de Nordeste, assim como, às juntas de freguesia, pelo trabalho despendido na manutenção e limpeza de trilhos, por vezes afectados por derrocadas em virtude de chuvas intensas, e às dezenas de voluntários que no dia 27 de Abril estarão a colaborar com a realização da prova, sendo o seu contributo fundamental para se conseguir acolher um evento com mil participantes.
A conferência de imprensa desta tarde teve também a presença dos parceiros, entre estes, o coordenador do Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, Hélder Camarinha, que apontou o TrailRun Real Priolo como o evento anual desenvolvido pelo Centro com maior número de inscritos, tendo em todas as edições cumprido com as metas a que se tinha proposto, designadamente, chegar aos mil inscritos, e integrar o calendário nacional e internacional de trail.
Para o coordenador do Centro Desportivo, o Pico da Vara, como maior altitude de São Miguel, é um dos focos do TrailRun Real Priolo, mas também outras paisagens do concelho, as quais o Centro tem procurado promover, dando o exemplo da conferência de imprensa que teria sido realizada no Jardim da Ribeira do Guilherme se as condições atmosféricas o tivessem permitido.
O percurso de 2024 repete-se pela segunda vez, sendo prática a alternância de percurso de dois em dois anos para que seja possível oferecer paisagens e zonas de interesse diferentes.
Para o coordenador do Centro, a grande procura por provas em trilhos que se verifica ao nível regional e nacional poderá carecer de uma reorganização por parte dos promotores para que se evite a sobreposição de provas em desfavor de participantes que desejam inscrever-se em várias.
Foi salientado o kit que será entregue aos atletas, para o qual contribuíram empresários locais e da Região; o convívio que será proporcionado no final; a colaboração de forças vivas do concelho na organização desta grande recepção; o sector do alojamento pela oferta de vouchers, e o grande número de parceiros que apadrinham a prova.
O serviço de babysitting foi outro ponto salientado por Hélder Camarinha, como apoio às famílias que queiram fazer a prova, e ao fim solidário do trail cujo valor de 1,00€ de casa inscrição reverterá para a Associação Amizade 2000 com a finalidade de contribuir para a qualidade dos serviços prestados por esta IPSS.
O Presidente da Juventude Ilha Verde, Paulo Costa, como entidade parceira, sublinhou a grande participação de patrocinadores que a prova alcançou, contribuindo para um kit que será o melhor até agora neste tipo de prova, e para a qualidade do evento no seu todo.
Rui Durão, representante da Associação de Atletismo de São Miguel, também parceira, enalteceu a actividade da Câmara do Nordeste, que conta actualmente com 5 corridas, entre trail e corrida de estrada.
Referindo-se ao TrailRun Real Priolo, salientou a componente competitiva da prova aliada à actividade física e à saúde, e à promoção que faz dos Açores e à própria conservação dos trilhos.
A fechar a conferência, foi anunciada pelo Vice-presidente da Câmara do Nordeste a edição de 2025 que se realizará a 26 de Abril.

Edit Template
Notícias Recentes
SATA reforça voos na Páscoa e 25 de Abril
Pouco mais de 500 milhões de euros - Estrangeiros investem pouco nos Açores
Empresários de S. Miguel e Santa Maria criticam modelo de transporte marítimo
Hospital da Horta vai ter Ressonância Magnética
Pesca em Fevereiro cai para quase metade das capturas do ano passado
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores