Edit Template

Governo aprova novos incentivos à fixação de médicos

O Governo dos Açores, reunido ontem na Horta, decidiu aprovar o Decreto Regulamentar Regional que estabelece o regime de atribuição de incentivos à fixação, aplicável ao pessoal médico, na Região Autónoma dos Açores.
“Pese embora as medidas legislativas já adoptadas pelo XIII Governo dos Açores, continuam a verificar-se grandes dificuldades no recrutamento, e, principalmente, na fixação de pessoal médico no Serviço Regional de Saúde e em certas áreas geográficas da Região”, lê-se no comunicado final..
“Continua a ser necessário aperfeiçoar e aprofundar o regime de atribuição de incentivos à fixação, aplicável ao pessoal médico, na Região Autónoma dos Açores, com o objetivo de atrair mais médicos que possam vir a ocupar postos de trabalho que se têm revelado de difícil preenchimento”, sublinha o Governo.

Venda de hotéis
por 3,3 milhões de euros

O Governo decidiu ainda aprovar a Resolução que autoriza a Ilhas de Valor S.A. a proceder à alienação dos imóveis correspondentes ao hotel da ilha das Flores, hotel da ilha Graciosa, às Villas da ilha Graciosa, e um imóvel na ilha Terceira.
O Governo dos Açores pretende “optimizar a gestão do património imobiliário da Região e a captação de investimento privado essencial ao desenvolvimento de infraestruturas turísticas e recreativas”.
Esta decisão do Governo dos Açores vem na sequência do trabalho realizado por consultores externos à revisão do plano de negócios da Ilhas de Valor, S.A., nos termos do qual foi recomendada a alienação dos hotéis a uma entidade privada.
A Ilhas de Valor, S.A. é proprietária de quatro imóveis que constituem o denominado “Hotel do Inatel da ilha das Flores”, na ilha das Flores, o denominado “Hotel do Inatel da ilha Graciosa”, na Ilha Graciosa, um conjunto de cinco moradias contíguas ao hotel, denominadas “Villas da Graciosa” e de um imóvel na Ilha Terceira, situado na freguesia de São Mateus da Calheta, concelho de Angra do Heroísmo.
Fica, assim, autorizada a Ilhas de Valor S.A. a proceder à alienação dos imóveis em causa, através de procedimentos públicos independentes, através da modalidade de hasta pública, pelo preço base total de 3.398.112,00 euros, nos seguintes termos:
a) Hotel das Flores, pelo preço base de 1.101.500,00 euros;
b) Hotel da Graciosa, pelo preço base de 1.303.390,00 euros;
c) Villas da Graciosa, pelo preço base de 528.222,00 euros; e
d) Imóvel da ilha Terceira, pelo preço base de 465.000,00 euros.

Cedência de edifícios
a municípios

Foi também decidido aprovar as Resoluções que autorizam a cedência, a título definitivo e gratuito, de património da Região, a vários municípios, entre os quais ao município de Ribeira Grande, do prédio urbano, sito no Campo das Freiras/Detrás-os-Mosteiros, freguesia de Matriz, concelho de Ribeira Grande, constituído pelas antigas instalações da Escola EBI Gaspar Frutuoso.
A referida cedência tem por fim o desenvolvimento de actividades e projectos ligados à educação, ensino e formação profissional, património, cultura e ciência, tempos livres, desporto e saúde, no âmbito das atribuições e competências que são atribuídas por lei ao município da Ribeira Grande.
Como contrapartida, o município da Ribeira Grande obriga-se a assegurar a disponibilização de um espaço edificado, para utilização, pelos serviços da Administração Pública Regional.

Concessão de aval à Lotaçor e Portos dos Açores

Aprovou a Resolução que autoriza a concessão de um aval à Portos dos Açores, S.A.
A Portos dos Açores, S.A. pretende contratar uma operação cuja finalidade é exclusivamente a de refinanciamento.
O financiamento em questão não configura um aumento do endividamento líquido da empresa.
O montante em causa é de 2.000.000,00 euros.
Aprovou também a Resolução que autoriza a concessão de um aval à Lotaçor – Serviço de Lotas dos Açores, S.A., nas condições constantes da ficha técnica anexa à resolução.
A Lotaçor – Serviço de Lotas dos Açores, S.A pretende contratar uma operação cuja finalidade é exclusivamente a de refinanciamento.
O financiamento em questão não configura um aumento do endividamento líquido da empresa.
O montante em causa é de 20.000.000,00 euros.

Sistema de incentivos
a transição digital

Aprovou o Decreto Regulamentar Regional que regulamenta o “Sistema de Incentivos à Transição Digital das Empresas dos Açores”.
No âmbito do processo de reprogramação do PRR nacional, foi possível aumentar o número de investimentos a realizar na Região Autónoma dos Açores, passando a estar contemplados sete novos investimentos, considerados, pelo Governo dos Açores, fundamentais para a Região e que vêm colmatar algumas das lacunas e insuficiências identificadas na versão inicial do PRR, nomeadamente no que se refere aos apoios a conceder às empresas regionais.

Incentivos à compra
de carros eléctricos

Aprovou o Decreto Regulamentar Regional que regulamenta a atribuição de incentivos financeiros para a introdução no consumo de veículos eléctricos novos, bem como a atribuição de incentivos financeiros para a aquisição de pontos de carregamento de veículos eléctricos.
Há necessidade de adaptação à evolução do mercado e de clarificar e suprir algumas lacunas/inconsistências, identificadas na legislação em vigor.
As alterações propostas dizem respeito ao seguinte:

  • prazo para comprovar abate de viatura de combustão;
  • flexibilização do limite máximo do preço de veículos de mercadorias, em casos devidamente justificados em que a viatura adquirida está relacionada com a atividade da entidade candidata ao incentivo;
  • alteração dos limites “de minimis”.

Lancha
para pilotos

Aprovou a Resolução que autoriza a celebração de um contrato entre a Região Autónoma dos Açores e a Portos dos Açores, S.A., destinado a regular a promoção da aquisição de uma embarcação para o serviço de pilotagem para o porto de Ponta Delgada, por 1,5 milhões de euros.

Edit Template
Notícias Recentes
Chega diz que “Pico é uma vítima do excesso de proibicionismo”
Lagoa terá Plano Municipal de Juventude
Bombeiros de Ponta Delgada irão transportar Coroa do Município na Grande Coroação
Água Retorta recebe XII Mostra Gastronómica no final de Julho
Povoação prepara-se para “Kids Festival” nos dias 20 e 21 de Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores