Edit Template

Recepção das Alâmpadas de São Pedro na Câmara Municipal da Ribeira Grande

O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, acompanhado pelo secretário de vereação, André Pontes, recebeu, nos Paços do Concelho, os mordomos da Comissão de Festas de São Pedro 2024 para a entrega e colocação das Alâmpadas de São Pedro nas varandas da edilidade.
As Alâmpadas de São Pedro são cachos, com cerca de um metro de altura, enfeitados com flores e fruta da época. Esta tradição terá começado após a erupção vulcânica do Pico do Sapateiro em 1563, como forma de agradecer a São Pedro as primeiras apanhas após aquela catástrofe.
Todos os anos são feitas mais de um milhar de Alâmpadas, que servem para enfeitar a Igreja de São Pedro, mas também para oferecer a quem colabora com a festa.

Edit Template
Notícias Recentes
Açoriano João Pires construiu império leiteiro com 12 mil cabeças de gado na Califórnia
Detido suspeito do crime de tráfico de estupefacientes no concelho da Ribeira Grande
Governo reforça conservação da floresta com pomar de espécies endémicas
FeelEverywhere reforça aposta nos Açores com novo Sport Hotel e agência de ciclismo
Comité das Regiões defende apoios específicos às regiões ultraperiféricas na estratégia marítima europeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores