Edit Template

Bandeiras Azul e Qualidade de Ouro confirmam “excelência” das zonas balneares de Ponta Delgada

Este ano, as praias das Milícias e do Pópulo, assim como os Poços Capelas / São Vicente Ferreira, as Poças Sul dos Mosteiros, e o Forno da Cal voltam a ostentar as Bandeiras Azul e de Qualidade de Ouro, galardões ambientais que o Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, afirmou confirmarem “a excelência” destas cinco zonas balneares que se encontram à responsabilidade da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
O autarca falava, após hastear a Bandeira Azul na Praia das Milícias, “a única do concelho de Ponta Delgada a ostentar todos os símbolos de qualidade ambiental oficialmente reconhecidos”.
Numa ocasião simbólica de que fez também parte o Vice-presidente do município, Pedro Furtado, e o Primeiro-Tenente da Capitania do Porto de Ponta Delgada, Fonseca Malheiro, o autarca enalteceu também o facto de a Praia das Milícias e os Poços Capelas/São Vicente Ferreira terem sido novamente distinguidas com a ‘Bandeira Praia Acessível’.
“É algo que acontece já há vários anos, por cumprirem com as condições e infra-estruturas para garantir o seu bom usufruto por todas as pessoas, independentemente das suas condições de mobilidade”, realçou.
Pedro Nascimento Cabral quis ainda destacar que as praias das Milícias e do Pópulo receberam, “pela primeira vez, a distinção ‘Praia Zero Poluição’” da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, em função de não lhes ter sido detectada qualquer contaminação microbiológica nas análises feitas à água do mar, ao longo das três últimas épocas balneares.
“É de notar que a Distinção “Praia Zero Poluição” contemplou este ano apenas 59 das 664 praias e zonas balneares de todo o país, o que corresponde a 9% da sua totalidade”, acrescentou.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada “esta distinção, bem como todas as referidas devem ser motivo de orgulho” por parte das entidades envolvidas na manutenção e limpeza das zonas balneares do concelho, mas também por quem, como os nadadores-salvadores, garante a sua vigilância e usufruto em segurança.
“Temos zonas balneares de excelência e seguras, e isto inclui o facto de contemplarmos todas estas zonas balneares, mas, também, a prainha de São Roque e a praia dos Mosteiros com a presença de nadadores salvadores, mesmo que estas não estejam incluídas no Programa bandeira azul, dada a sua grande frequência por banhistas”.
Ao nível da segurança, este total de sete zonas balneares, têm durante a época balnear determinada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada (de 1 de Junho a 30 de Setembro) ao seu serviço nadadores-salvadores. Acresce que, nos meses de Abril, Maio e Outubro, a praia das Milícias e os Poços Capelas/São Vicente Ferreira estão vigiadas por nadadores salvadores aos fins-de-semana.
A terminar, Pedro Nascimento Cabral anunciou que no final da presente época balnear a autarquia vai lançar um concurso para nadadores salvadores, para que, no próximo ano, “e acompanhando a crescente tendência de banhistas locais e visitantes fora da época estival”, as zonas balneares da praia das Milícias e os Poços Capelas/São Vicente “sejam vigiadas durante todos os dias da semana nos meses de Abril, Maio e Outubro, para salvaguarda dos seus frequentadores residentes, e de quem nos visita”.

Edit Template
Notícias Recentes
Marca Açores participa na edição deste ano da feira SAGAL, em Lisboa
Município de Vila do Porto avança com campanha de combate às térmitas
Movimento Ponta Delgada Para Todos opõe-seao protocolo de cedência do Complexo Desportivo do Lajedo a uma entidade privada
PS/Açores denuncia atrasos nos apoios à habitação e defende soluções urgentes para as famílias
Paulo Moniz realça “urgência” na revisão da Lei das Finanças Regionais
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores