Edit Template

BPI promove “Acelerador de Sustentabilidade” nos Açores

O BPI e o Expresso reúnem esta sexta-feira cerca de meia centena de gestores e empresários, para abordar o tema da Economia Azul.
Trata-se da 3ª sessão do Acelerador de Sustentabilidade, uma iniciativa focada na capacitação de empresas e orientada para a transformação, que decorrerá em São Miguel, no Furnas Lake Forest Living, a partir das 11h30.
A abertura estará a cargo de Francisco Matos, Administrador Executivo do BPI, que vai analisar as oportunidades e desafios da Economia Azul.
Segundo os dados mais recentes, a economia azul representa cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) e 4% do emprego em Portugal.
Os Açores são protagonistas relevantes deste segmento da economia portuguesa, que abrange setores tão vastos como as energias renováveis, a biotecnologia azul, a aquacultura sustentável, o turismo marítimo costeiro e náutico, o transporte marítimo verde (green shipping), bem como as tecnologias de vigilância marítima para proteção do ambiente marinho.
O tema será trabalhado num workshop com as empresas presentes, que terão a oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências, contando com o apoio de representantes do BPI, Expresso e da consultora de gestão EY, parceiros do projeto.
A sessão contará também com a presença da Administradora Executiva Indigitada Ana Rosas Oliveira, que apresentará as soluções que o BPI oferece para apoiar a transição sustentável das empresas.
A 3ª edição do Acelerador de Sustentabilidade conta com seis eventos, sobre seis temas e em seis cidades diferentes, onde serão apresentados exemplos práticos, estratégias e metodologias para avançar com o processo de transição sustentável. Além disso, todas as empresas têm a oportunidade de aceder a uma academia com conteúdos formativos sobre Mobilidade Sustentável, Turismo Regenerativo, Economia Azul, Cidades Inteligentes, Moda Sustentável e Desafio da Água na Agricultura.
Como parceiro das Empresas no acesso aos apoios públicos, o BPI disponibiliza o Portal BPI Apoios Públicos, uma plataforma digital gratuita para todo o mercado, sem necessidade de adesão ou de abertura de conta, que permite às empresas identificar oportunidades de candidatura a programas como o PRR, PT2030, PEPAC, Fundo Inovação e Horizonte Europa, incluindo benefícios fiscais, e subscrever alertas personalizados para os tipos de incentivos mais adequados às necessidades de investimento de cada empresa, maximizando o foco dos resultados.
Para cada tema abordado no Acelerador, o BPI apresenta as linhas de financiamento mais adequadas para suportar as empresas no seu processo de transição, bem como os investimentos exigidos para o cumprimento das metas ESG. Além da promoção de eventos para capacitação das empresas, do Portal BPI Apoios Públicos e das linhas de crédito que disponibiliza, o BPI dispõe ainda de equipas altamente qualificadas e especializadas, para apoiar as empresas na negociação e contratação de financiamentos estruturados de médio e longo prazo e promove consultoria personalizada a Clientes.

Edit Template
Notícias Recentes
Emigrante açoriano em risco de ser deportado nesta nova era Trump
Antigos Combatentes dos Açores já podem beneficiar de descontos nos medicamentos
Novobanco dos Açores com lucros de 10,9 milhões de euros em 2024
Bolieiro enaltece papel do Turismo Rural no crescimento do sector na Região
“First Date” de Luís Filipe Borges com sucesso internacional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores