Edit Template

Candidaturas ao Programa 1º Direito serão assinadas até ao final do mês

O líder do PS-Açores e deputado na Assembleia da República, Francisco César, disse ter obtido ontem garantias da parte do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, de que as candidaturas ao Programa 1.º Direito serão assinadas até ao final do corrente mês.
O Presidente da Associação dos Municípios Açorianos tinha alertado para a situação crítica, com cerca de 1000 casas em causa e 19 municípios à espera dos contactos do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para celebrar os contratos de responsabilização.
Francisco César, que durante a audição à tutela das Infraestruturas e Habitação, que ocorreu na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, ontem de manhã, diz que conseguiu que o Ministro se comprometesse a garantir que o IHRU tomará as diligências necessárias para concluir os processos e que os contactos para a celebração dos contratos pendentes serão efetuados até ao final de julho.
“Esta promessa é crucial para a concretização das obras e o realojamento das famílias”, disse o deputado e Presidente do PS Açores, à margem da reunião, destacando a importância de priorizar as necessidades habitacionais.
“Em relação às preocupações sobre o custo das viagens entre os Açores e o Continente, o Ministro assegurou aquilo que Francisco César vinha a insistir há já algum tempo: com as alterações ao subsídio social de mobilidade, nenhum açoriano pagará mais do que o valor atual para uma viagem de ida e volta. Esta resposta é um “triunfo significativo” para os residentes das ilhas, considera o deputado socialista, naquilo que diz respeito à acessibilidade e justiça social”, acrescenta. Sobre a Ryanair reabrir a base nos Açores no próximo ano, tal como foi noticiado na imprensa regional, o Ministro diz que não houve qualquer contacto com o Ministério. Outro ponto crucial abordado por Francisco César foi a necessidade de reconsideração do fecho do aeroporto de Santa Maria para emergências, questão que o Ministro garantiu a análise do problema com a devida atenção.
“Questões pertinentes levantadas por Francisco César, esta quarta-feira, que obtiveram respostas positivas por parte do Governo da República. Agora, o deputado do PS Açores à República deixa a garantia de acompanhar estes processos “de perto” de forma que passem à ação”, afirma uma nota do PS enviada ao nosso jornal.

Edit Template
Notícias Recentes
SATA reforça voos na Páscoa e 25 de Abril
Pouco mais de 500 milhões de euros - Estrangeiros investem pouco nos Açores
Empresários de S. Miguel e Santa Maria criticam modelo de transporte marítimo
Hospital da Horta vai ter Ressonância Magnética
Pesca em Fevereiro cai para quase metade das capturas do ano passado
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores