Edit Template

Ideias Há Muitas – Pandora’s box

Não há dia que abramos o jornal e não observemos um clima de frustração crescente e intenso vindo dos mais diferentes quadrantes geográficos e sociais. É um fenómeno, podemos considerar, local e global, a que não estarão alheios os meios de difusão e divulgação globais e instantâneos, como as redes sociais e plataformas digitais.
Lemos e engolimos em seco que o mundo está mais inseguro, mais perigoso. Mas logo no momento seguinte um título promete futuro, esperança e prosperidade. Em que ficamos, pois? É difícil entender para onde vai pender a humanidade, os seus desafios e caprichos. Em quê, ou quem, devemos acreditar, se a informação nos tolhe intensamente a cada hora que passa. Um conferencista diz-nos que devemos desacelerar as nossas vidas, para logo de seguida nos dizer que a mudança é inevitável e que nos devemos preparar para ela a todo o momento.
A intensidade dos acontecimentos dos últimos anos assusta. Lembrem-se da sequência de Pandemia de Covid-19 (acontecimento global); conflito russo-ucraniano (acontecimento internacional); incêndio no HDES (acontecimento local). São eventos que estiveram sempre fora do pensamento de qualquer um, mas que, além de reais, demonstraram os seus efeitos impactantes e devastadores.
Acreditemos que tudo sempre correrá pelo melhor. Contudo, não descuremos as responsabilidades que pendem sobre cada um de nós, e sobretudo as imponderabilidades do que o futuro pode ter reservado. O futuro é uma caixa de surpresas. Pode virar caixa de Pandora num instante.

Luís Soares Almeida*

Edit Template
Notícias Recentes
SATA reforça voos na Páscoa e 25 de Abril
Pouco mais de 500 milhões de euros - Estrangeiros investem pouco nos Açores
Empresários de S. Miguel e Santa Maria criticam modelo de transporte marítimo
Hospital da Horta vai ter Ressonância Magnética
Pesca em Fevereiro cai para quase metade das capturas do ano passado
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores