Edit Template

PS exorta Governo a compensar agricultores

O PS/Açores manifestou-se “preocupado” com a proliferação de pragas como ratos, pombos, rolas, melros e lagartixas que está a “ganhar proporções alarmantes nos Açores” e que se está a “traduzir em elevados prejuízos para diversas culturas, desde o milho à vinha, com graves consequências sobre a saúde animal e humana”, exigindo ação ao Governo Regional.
O grupo parlamentar do PS submeteu, por isso, no Parlamento dos Açores, um requerimento ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), questionando “onde está o Plano de Combate às Pragas Agrícolas que o Governo prometeu em agosto de 2023?”.
“Há exatamente um ano, o Governo Regional prometeu este plano, mas hoje nada sabemos. Não conhecemos o documento, nem quem foi auscultado, que tipo de estudos foram feitos sobre a rola-turca, as lagartixas, os pardais e outras aves, para além das várias espécies de ratos. E é claro, importa conhecer o ponto de situação em cada ilha, especificamente”, vincou Patrícia Miranda, a primeira subscritora do requerimento dos socialistas.
Patrícia Miranda quer também saber “que tipo de acções estão previstas para apoiar os agricultores e os vitivinicultores na implementação de medidas de controlo das pragas, para além da distribuição de rodenticida” e “que apoios estão previstos para indemnizar os agricultores e os vitivinicultores afectados pelos estragos provocados por estas espécies, nas culturas”.
A parlamentar socialista frisou que os agricultores açorianos têm “feito o que podem e o que lhes compete” para minimizar os estragos nas suas culturas e lembrou que já existiram “muitas manifestações públicas de descontentamento com a ausência de medidas concretas do Governo Regional para o controlo de pragas por parte da Federação Agrícola dos Açores e de diversas associações agrícolas”.
“O que fica bem claro é que o Governo Regional da coligação PSD/CDS/PPM não tem qualquer estratégia ou preocupação no controlo de pragas. Em 2022 o Governo Regional reconheceu o problema, em 2023 o Secretário Regional da Agricultura prometeu um Plano de Controlo de Pragas e agora, em agosto de 2024, diz que vai reunir com o Secretário Regional do Ambiente para ver o que pode ser feito. Entretanto, os nossos agricultores desesperam com quebras de produção que, nalguns casos, chegam aos 70%. É preciso agir e agir já, controlar estas pragas e, no entretanto, procurar compensar os agricultores pelas suas perdas. É que para além destes problemas, é preciso, também, salvaguardar a saúde pública, porque a proliferação de ratos poderá fazer disparar os casos de leptospirose em pessoas, uma doença grave”, finalizou a deputada do Partido Socialista, Patrícia Miranda.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Castro diz que mercado limitado nos Açores dificulta privatização do handling do Grupo SATA
Câmara Municipal da Praia da Vitória vai avançar com recuperação do Paul do Belo Jardim
Consumo de electricidade nos Açores sobe 1,6% em 2025 e atinge 821,6 GWh
Apoios do Mar 2030 retidos: Executivo diz que o IFAP ainda não processou pagamentos após transferências regionais já efectuadas
novobanco dos Açores promove sessão de esclarecimento sobre o Programa Capital Participativo Açores II
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores