Edit Template

2 Toneladas de carne no churrasco para o Azores Beef Fest

“Pela primeira vez, vamos fazer algo inédito nos Açores, no país e até internacionalmente, com a dimensão que irá atingir o festival de carne, que terá maior concentração e dinamismo desde a formação, ao aproveitamento e terminando, nos últimos dois dias, com um churrasco aberto à população”.
Foi desta forma que Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores, anunciou a realização do evento Azores Beef Fest.
O festival, que decorre a 7 e 8 de Setembro, na ilha de São Miguel, vai disponibilizar 2.100 kg de carne, conciliando formação e degustação para valorizar “a excelência” deste produto dos Açores.
Organizado pelo Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA) e pela Federação Agrícola dos Açores, o evento de quatro dias conta com a participação de sete cozinheiros especialistas na confecção da carne, oriundos do continente, Brasil e Açores, que vão fazer uma demonstração da preparação de peças para confecção de grelhados de carne bovina.
Do Brasil vão marcar presença Itamar BBQ, que é chefe de estação nos principais eventos de churrascos do Brasil (Porkexpolatam, Bárbaros BBQ, entre outros); Claudião Assador, que foi campeão sul americano em 2018, e Serginho Montana, mestre da costela assada em fogo de chão.
Completam a equipa de assadores, Alexandre Ferreira, da BBQ Meats Portugal, mestre de slow cooking no defumador, e Diego Sales especialista nos grelhados. Ambos têm origem brasileira e juntam-se aos anfitriões: Alexandre Coelho (grelhados) e Bruno Sousa, no pits moker.
Agendado para os dias 7 e 8 de setembro, no Mercado Agrícola de Santana, no concelho de Ribeira Grande, o festival integrará quatro estações de churrasco: fogo do chão, com a preparação da famosa costela, o varal, que terá peças como chambão em cozedura lenta, carnes defumadas no famoso pit smoker texano (peito e hambúrger) e a tradicional grelha (parrilla).
“Há toda a uma panóplia de nomes que serão distribuídos na degustação e as pessoas vão ficar espantadas com uma quantidade que não é aproveitada e este é o grande foco”, realçou Jorge Rita.
Os bilhetes para o festival de churrasco podem ser adquiridos online, com o preço unitário de 40 euros, por dia, com “direito a experimentar e repetir os vários cortes, em formato open food com sobremesa. As bebidas não estão incluidas no bilhete.
O programa do Azores Beef Fest integra uma masterclass destinada aos profissionais dos talhos, salas de desmancha e restauração, no Matadouro de São Miguel, um workshop para produtores e operadores, na Associação Agrícola de São Miguel, e o primeiro Festival de Churrasco dos Açores, no mercado agrícola de Santana.
O chef Diogo Martins vai aproveitar peças para fazer tártao e tataki de carne bovina acompanhados de produtos dos Açores.
Jorge Rita, que preside também à Associação Agrícola da Ilha de São Miguel, disse que o evento pretende demonstrar os vários processos, desde a desmancha, ao corte das peças de carne, até estas chegarem ao prato para que se possa perceber “a diferenciação e o melhor aproveitamento” do produto. “As pessoas vão ficar espantadas com uma quantidade que não é aproveitada”, realçou o responsável pelo evento.
“A iniciativa vai servir de choque para todos perceberem a importância da carne. Podemos e devemos na Região aproveitar o marketing que as pessoas podem fazer da nossa carne usufruindo de degustação cá, especialmente o turismo, e com reflexos positivos replicados na economia do arquipélago”, sublinhou Jorge Rita, Presidente da AASM, na apresentação da iniciativa Azores Beef Fest.

Edit Template
Notícias Recentes
“As ONG têm ganho uma enorme importância na resposta aos desafios urgentes que o oceano enfrenta”
Peixes com comportamento anómalo à tona de água nas Flores e Corvo
Caldeira Velha já está em condições de reabrir
Minibuses gratuitos em Ponta Delgada de 16 a 22 de Setembro
“Noites de Verão” terminam hoje em P. Delgada com actuação dos HMB
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores