Edit Template

Temperaturas elevadas nos Açores com impactos negativos na agricultura

As elevadas temperaturas registadas no arquipélago dos Açores estão a afectar o sector agrícola da região.
Em declarações à RTP/Açores, o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, afirmou que as dificuldades são sentidas em todas as ilhas do arquipélago “em todas as ilhas, sem deixar ninguém de fora, começamos a ter problemas muito graves. Tínhamos excelentes produções de milhos forrageiros, mas estamos a antecipar o seu corte, precisamente porque o milho não tem as condições suficientes para se aguentar mais tempo, porque está a perder muita qualidade”, afirmou, tendo também salientado que o problema ascende a outros sectores como nas “produções também a nível de fenos para as vacas e os rolos silagem. Tivemos graves problemas, porque produziram muito menos este ano”, declarou.

Seguros
agrícolas

Jorge Rita explicou que a Federação Agrícola dos Açores apresentará, em breve, uma proposta para melhorar os seguros agrícolas, mas pede que o Governo dos Açores seja mais ousado, nesta temática: “embora tenhamos um plano para apresentar ao governo nos próximos dias, esta serve para o próximo ano, já não serve para este ano”, frisou, uma vez que, referiu, a melhoria destes seguros evitaria que recorressem: “fundos regionais do Governo Regional, que depois também promete e não paga no tempo direito. Temos o caso do Óscar que ainda está por pagar, temos as intempéries, as chuvadas brutais, na primeira semana de Junho com um prejuízo incalculável na maior parte das produções. E agora temos mais esta para apresentar ao senhor Secretário e ao Governo Regional”.

Jorge Rita
lança alerta
às industrias de lacticínios

Jorge Rita lançou ainda um alerta às indústrias de lacticínios, afirmando que as mesmas devem estar atentas a esta situação: “a falta de alimentos, que poderá ocorrer nas ilhas nos próximos tempos, poderá onerar ainda mais os produtores, e obviamente que poderá acontecer, aquilo que penso que as indústrias também não querem, que é muito menos produção por falta de alimentos”, declarou o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, sobre um dos sectores mais importantes para a região.

Edit Template
Notícias Recentes
Marca Açores participa na edição deste ano da feira SAGAL, em Lisboa
Município de Vila do Porto avança com campanha de combate às térmitas
Movimento Ponta Delgada Para Todos opõe-seao protocolo de cedência do Complexo Desportivo do Lajedo a uma entidade privada
PS/Açores denuncia atrasos nos apoios à habitação e defende soluções urgentes para as famílias
Paulo Moniz realça “urgência” na revisão da Lei das Finanças Regionais
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores