Edit Template

Concelho da Calheta de São Jorge em risco de falta de água

De acordo com a Antena 1 Açores, o concelho da Calheta, em São Jorge, está em risco de falta de água. Devido à seca que se faz sentir, os agricultores estão a recorrer à rede de água municipal. A autarquia apela à população para que modere o consumo de água, de modo a evitar tomar outro tipo de medidas em breve.
Até ao momento, não há falta de água no município da Calheta, nem restrições de uso. No entanto, Décio Pereira receia o elevado consumo de água.
“A procura de água, sobretudo para os animais, é muito grande. Os reservatórios do IROA estão completamente vazios e existem até, inclusivamente, dois reservatórios que são do IROA que, sistematicamente, ano após ano, é a câmara municipal que os abastece. Neste momento ainda não chegamos ao limite. A água ainda corre, mas poderá acontecer se tivermos mais 15 – 20 dias”, afirmou Décio Pereira.
De acordo com o Presidente do município da Calheta, os lavradores estão a recorrer à rede de água comum.
“A Câmara Municipal é que abastece todos os reservatórios e a lavoura vai buscar água à rede comum que dá acesso a todos”, revelou.
Décio Pereira deixou ainda uma crítica a várias entidades.
“Não vejo o Governo Regional preocupado com eventuais faltas de água. Não vejo as nossas estações de agricultores de São Jorge preocupadas, pelo menos no que diz respeito ao concelho da Calheta e, também, não vejo os nossos políticos e representantes da ilha preocupados com eventuais faltas de água. Vejo-os, por vezes, preocupados com questões, como por exemplo, o balcão da SATA, mas preocupação com a questão da água, não existe. E não existe por uma razão muito óbvia de se ver. É que a Câmara Municipal da Calheta vai injectando, todos os anos, dinheiro e mais dinheiro para que todos tenham água, inclusivamente a nossa agricultura. Das outras entidades não vejo preocupação nenhuma”, terminou Décio Pereira, Presidente do município da Calheta de São Jorge.

Edit Template
Notícias Recentes
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de violência doméstica contra a sua namorada
Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia encontro de Alojamento Local
Açoriana Márcia Sousa é a primeira mulher nomeada Presidente das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra
SATA lança campanha com promoção de voos a baixo preço até 24 Janeiro
Crianças açorianas estão a consumir mais fruta e hortícolas nas escolas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores