Edit Template

Chega acusa República de ser madrasta para os Açores

O Chega disse que os açorianos “estão a ser enganados pelos sucessivos Governos da República”, que está a ser “madrasta para os Açores”.
As palavras são do deputado Francisco Lima, durante a audição do Secretário Regional das Finanças na Comissão de Economia, a propósito do quadro plurianual de programação orçamental para o período compreendido entre 2025 e 2028.
Francisco Lima questionou o governante acerca das transferências da República que foram prometidas para fazer face aos estragos provocados pelo furacão Lorenzo e relativamente ao recente incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo.
“Foi compromisso do anterior Governo da República o pagamento de 53 milhões de euros devido ao furacão Lorenzo, mas que não cumpriu”, denunciou Francisco Lima que quis saber se o actual Governo da República já transferiu as verbas prometidas.
Em relação ao HDES, foi assumido pela República que seriam pagos 85% dos gastos na reabilitação do hospital, mas que ainda não chegaram.
Certo é que “nem um cêntimo veio da República” para fazer face a estas despesas, principalmente do furacão Lorenzo que aconteceu em 2019, mas o Governo Regional tem vindo a assumir esses custos o que acaba por não libertar essas verbas para outros investimentos, como seria importante.
Francisco Lima garante que com gastos na ordem dos 100 milhões de euros por parte do Governo Regional para fazer face a obras do furacão Lorenzo e HDES, “é óbvio que o Governo Regional não consegue cumprir metas financeiras”. Por isso, destaca que “os Açorianos estão a ser enganados pelos Governos da República do PS e do PSD. A República está a ser madrasta para os Açores”, concluiu o parlamentar.

Edit Template
Notícias Recentes
Isabel Rodrigues assume como prioridade a assinatura de acordo colectivo com os trabalhadores da Câmara
Câmara Municipal da Lagoa pretende criar campos de férias ligados ao desporto
Nomeações para o próximo ano pastoral levam a mudanças de sacerdotes em 16 ouvidorias
Karatecas lagoenses distinguidos pela Câmara Municipal da Lagoa em treino aberto
Açores registam a maior diminuição do país no número de partos em 2024
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores