O deputado ao Parlamento Europeu, André Franqueira Rodrigues, expressou, na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, “a mais profunda solidariedade com todas as populações afetadas pelos incêndios em Portugal e o nosso sincero agradecimento aos bombeiros e às equipas de socorro que estão a trabalhar incansavelmente no terreno.”
Na intervenção, no decurso do debate sobre “Seca e fenómenos meteorológicos extremos que põem em risco comunidades locais e a agricultura da UE”, o deputado açoriano relembrou que “As cheias que assolaram a Europa Central e Oriental e os devastadores incêndios que ainda lavram no Norte e Centro de Portugal, são dramáticos exemplos de como os efeitos das mudanças climáticas estão hoje bem presentes nas vidas dos nossos agricultores e demais concidadãos”.
Nesse contexto, defendeu mais ação em relação ás alterações climáticas e no apoio à recuperação dos territórios afetados: “Tal como contamos com a entreajuda europeia no combate a estes fenómenos, temos agora de apoiar a rápida recuperação dos territórios afetados, e de redobrar esforços na adaptação aos efeitos das alterações climáticas”.
André Franqueira Rodrigues defendeu ainda a necessidade de uma Estratégia da UE para a Resiliência Hídrica, que promova uma gestão eficiente e circular da água, capaz de dar resposta aos desafios das alterações climáticas.
Relembrando “que esta era já uma promessa antiga e não concretizada” o deputado ao parlamento Europeu congratulou-se “por isso, por ver anunciada, nas cartas de missão dos Comissários designados, uma Estratégia Europeia para a Resiliência Hídrica.” Mas, acrescentou “Esta estratégia não poderá ser um mero documento de reflexão. Precisamos de ação urgente, concreta e imediata, de alocar os recursos financeiros para salvaguardar o futuro da agricultura e das comunidades rurais. O tempo de agir é agora!”