A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram para agitação marítima no arquipélago dos Açores entre hoje e sexta-feira, com ondulação que poderá atingir uma altura máxima de sete metros.
Autoridades alertam para agitação marítima no arquipélago dos Açores
“A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores a partir de hoje, 1 de Outubro, e até à manhã de sexta-feira, 4 de Outubro”, referem aquelas entidades em comunicado.
Segundo a nota enviada ao nosso jornal, a agitação marítima “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante oeste-sudoeste, com uma altura significativa que poderá atingir os quatro metros e uma altura máxima de sete metros, com um período médio a variar entre os oito e os 10 segundos”.
São ainda esperados ventos provenientes do quadrante sudoeste, “com uma intensidade média de até 55km/h [quilómetros/hora] e rajadas até 100km/h”.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter “tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.
Recomendam o reforço da amarração e uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.
É ainda pedido que sejam evitados passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, e que não seja praticada a atividade de pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.
Vêm aí o Joyce e o Kirk
Entretanto, o furacão Isaac acabou por enfraquecer e passou muito ao largo dos Açores, não causando grandes problemas.
Agora segue-se outra tempestade tropical, denominada Joyce, mas que também está a enfraquecer e que passará muito longe a sul da Região na quarta-feira.
Outra tempestade tropical, denominada Twelve, está a cerca de mil quilómetros de Cabo Verde, mas poderá passar a furacão nas próximas 24 horas, denominando-se então furacão Kirk.
Não é possível ainda prever se a sua trajectória afectará os Açores, mas o mais provável é que também passe a uma grande distância.
Agosto:
o mês mais quente
Segundo divulgou ontem o IPMA, o mês de agosto de 2024 foi o mais quente a nível Global e o 2º mais quente na Europa.
Em Portugal Continental foi o 10º agosto mais quente desde 1931 e o 7º mais quente desde 2000.
O valor médio da temperatura máxima do ar, 31.08°C, registou uma anomalia de + 1.66 °C em relação à normal.
O valor médio da temperatura mínima do ar, 16.62 °C, foi superior ao normal, com uma anomalia de + 0.67 °C, sendo o 6º valor mais alto desde 2000.