Edit Template

Francisco César acusa República de não cumprir com a nova cadeia de P. Delgada

Francisco César lamentou que o Governo da República não esteja a cumprir a norma vigente no Orçamento de Estado para 2024 que visa dar resposta à situação de sobrelotação do Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, enquanto o novo estabelecimento não se encontrar concluído.
De acordo com o deputado do PS/Açores à Assembleia da República, “esta norma é fruto do trabalho dos deputados socialistas eleitos pela Região”, que, na passada legislatura, inscreveram “que o Governo identificasse e desse início às obras de adaptação de imóveis que, a título provisório, permitiam dar resposta à situação”.
Foi nesse sentido que, em Setembro, o parlamentar socialista dirigiu uma pergunta à Ministra da Justiça a questionar se o Governo já teria “imóveis identificados passíveis de serem adaptados”.
“Qual não é o nosso espanto quando agora a Ministra responde que se pretende que a situação de sobrelotação do Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada seja ultrapassada com a construção do novo Estabelecimento, cuja calendarização está prevista acontecer entre 2024 e 2026”, referiu o socialista.
“Não podemos, também, deixar de manifestar o nosso desagrado com a posição daqueles que no passado nos pediam celeridade ao processo e hoje são coniventes com esta situação”, afirmou Francisco César para lamentar as declarações do deputado do PSD/Açores, que “só por falta de conhecimento se pode afirmar que o projeto deixado pelo Governo socialista estava na estaca zero, quando na verdade esse mesmo projeto já se encontrava a concurso”.
Na pergunta enviada à tutela, Francisco César questionou ainda quanto ao ponto de situação relativo à construção do novo Estabelecimento Prisional.
“Foi-nos respondido que ultrapassada a primeira fase do investimento – designadamente a remoção das bagacinas e terraplanagens do terreno -, o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça deu início à segunda fase – elaboração do projeto de arquitetura e especialidades – cuja concretização se prevê acontecer até 2026 e, só depois, terá início a contratação e execução da empreitada de construção”, adiantou o socialista.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara da Povoação comemora o Dia dos Avós no Jardim Municipal
Registados 48 acidentes de viação na Região Autónoma dos Açores
Greve dos procuradores do Ministério Público imobilizou tribunais durante três dias
Ano Santo Jubilar na Diocese de Angra marcado pelo Ciclo do Órgão
Detectado foco de Loque Americana na ilha das Flores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores