Um dos ex-libris da cidade de Lagoa, mais precisamente o convento de Santo António, foi o local escolhido pela Associação de Emigrantes dos Açores (AEA) para a celebração do seu 14.º aniversário, que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, acompanhada pela vereadora, Albertina Oliveira.
A autarca referiu que, “os emigrantes açorianos desempenham um papel activo e dinâmico nos países que os acolheram e assumem uma missão de grande reconhecimento na manutenção de tradições que definem a identidade açoriana além-fronteiras, facto que a Câmara Municipal de Lagoa valoriza e enaltece”.
A propósito do aniversário da Associação de Emigrantes dos Açores, Cristina Calisto abordou as geminações que em concreto tem o município da Lagoa, realçando que essa tem sido uma forma privilegiada de manter o elo com os nossos emigrantes. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Lagoa entende as geminações como um instrumento facilitador da aproximação e da abertura de fronteiras que permitem o desenvolvimento de sinergias e intercâmbio.
Segundo Cristina Calisto, “são as geminações que permitem a troca de experiências em variadas áreas, tais como a Economia, o Turismo, a Cultura, a História e o Ensino, sendo por isso uma linha estratégica de afirmação dos municípios no contexto das suas relações externas”. Relembra-se que a Lagoa é geminada com 10 cidades, mais precisamente com Bristol; Sainte-Thérèse; Fall River; Dartmouth; Rehoboth; New Bedford; Taunton; Lagoa – Algarve; Santa Cruz – Cabo Verde e Fairhaven.
De salientar que, no âmbito desta celebração, encontra-se patente uma exposição na Praça de N. Sra. do Rosário, intitulada “175 Years. Portugal/Bermuda. 1819 – 2024”, sendo Eduardo Pereira Medeiros o curador da exposição.