Edit Template

Há mais gente a vacinar-se – 39% dos açorianos com mais de 60 anos já se vacinou contra gripe

39% da população açoriana com idade igual ou superior a 60 anos encontra-se vacinada contra a gripe, revelou ao “Diário dos Açores” a Direcção regional da Saúde.
Deste universo, 51% corresponde a utentes com idade igual ou superior a 80 anos; 43% corresponde a utentes com idades compreendidas entre os 65 e os 79 anos e 22% corresponde a utentes com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos.
Relativamente à cobertura vacinal em contextos específicos, regista-se uma cobertura na ordem dos 52%, em relação aos trabalhadores e aos residentes em Instituições, incluindo Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas; Lares de Apoio; Lares Residenciais e instituições similares, e na ordem dos 18% em relação aos trabalhadores e aos doentes integrados na Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados.
No que concerne aos contextos relativos a patologias crónicas, identifica-se uma cobertura vacinal na ordem dos 36% dos utentes com Diabetes Mellitus; 35% dos utentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e 9% dos utentes em Diálise Crónica.
Verifica-se ainda que, cerca de 27% dos profissionais de saúde; 14% dos reclusos e dos trabalhadores em estabelecimentos prisionais; 4% das grávidas e 1% dos bombeiros, estão vacinados contra a gripe, adianta ao nosso jornal a mesma fonte.
Decorridas, apenas, oito semanas, desde o início da Campanha de Vacinação Sazonal contra a Gripe — Outono/Inverno 2024-2025, foram administradas, até ao dia 19 de Novembro de 2024, 26.135 vacinas contra a Gripe (+2.815), comparativamente com o período homólogo transato, na Região Autónoma dos Açores (referência: 24 de novembro de 2023 – 23.320 doses administradas), conclui a Direcção Regional da Saúde.

Mais de 2 milhões
a nível nacional

Mais de dois milhões de pessoas foram vacinadas contra a gripe desde 20 de setembro, dos quais 260 mil idosos com 85 ou mais anos, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Segundo o relatório semanal da DGS, 1.141.697 pessoas optaram por receber a vacina contra a gripe nas farmácias e as restantes 859.006 nas unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Mais de 75% das pessoas com 85 ou mais anos aderiram à vacinação contra a gripe, revelou ainda a DGS, que considerou este um “marco importante na vacinação da população com maior risco de desenvolver doença grave”.
A cobertura vacinal mais baixa verifica-se no grupo etário dos 60 aos 69 anos, no qual 40,95% das pessoas já foram vacinadas (536.470).
Em relação à covid-19, o relatório indica que 1.356.991 doses de reforço foram administradas desde o início da campanha de vacinação sazonal, 776.247 das quais nas farmácias e 580.564 nos centros de saúde.
De acordo com a DGS, a cobertura vacinal dos maiores de 85 anos é mais baixa para a covid-19, em relação à gripe, situando-se nos 59,20%, com 202.491 idosos já vacinados.
A campanha de vacinação sazonal do outono-inverno está a decorrer em mais de 3.500 pontos de vacinação em todo o país, tendo como prioridade proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte. Com a aproximação do inverno, o período de maior circulação de vírus respiratórios, a DGS apelou a todos os grupos elegíveis para que “não deixem de se vacinar, protegendo-se e às outras pessoas, sobretudo com a aproximação das festividades de Natal, momentos de reunião familiar e com amigos”.

Edit Template
Notícias Recentes
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de violência doméstica contra a sua namorada
Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia encontro de Alojamento Local
Açoriana Márcia Sousa é a primeira mulher nomeada Presidente das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra
SATA lança campanha com promoção de voos a baixo preço até 24 Janeiro
Crianças açorianas estão a consumir mais fruta e hortícolas nas escolas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores