Edit Template

Helena Chrystello dá nome à Biblioteca da Escola da Maia

A biblioteca escolar da EBI Maia, no concelho da Ribeira Grande, denomina-se agora de Biblioteca Helena Chrystello, “A formiguinha”, em homenagem àquela escritora e professora, que deixou longa obra.
A editora Letras Lavadas ofereceu 300 livros em adição aos mais de mil que Helena Chrystello já doara à Biblioteca da EBI Maia.
Helena Chrystello faleceu na madrugada de dia 26 de Janeiro deste ano. Tinha uma licenciatura em Ensino, variante de Português – Francês e Mestrado em Relações Interculturais, subordinado ao tema “Da Língua à Interculturalidade: um estudo de caso” pela Universidade Aberta.
Possuía o curso superior de secretariado do Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA), Lisboa e era titular do Certificat Pratique de la Langue Française, Université de Toulouse – Le Mirail além do Certificado de Aptidão Profissional – Bolsa Nacional de Formadores, Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Lecionou, desde 1976/1977 e durante vários anos no ensino básico, secundário e profissional (coordenadora de cursos e da PAP – Prova de Aptidão Profissional).
Foi Assistente na Escola Superior de Educação de Bragança, na área científica de Língua Francesa (2002/2005) e supervisora de estágios e Tradutora na PNN-LUSA (News Gathering and Translation Service, Sydney, Australia), e tradutora de Francês Técnico de programas para cursos técnico-profissionais da CICOPN (1986/1988).
Participou e foi oradora em vários congressos nacionais e internacionais, trabalhos publicados em atas e revistas científicas da especialidade.
Foi Vice-Presidente da Direção da AICL, Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, membro da Comissão Executiva, da Comissão Científica e Preside ao Secretariado Executivo dos Colóquios da Lusofonia desde o início em 2001.
Foi autora homenageada com Maria João Ruivo no 38º colóquio da lusofonia (Ribeira Grande 2023) Membro do júri dos 4 Prémios Literários da Lusofonia (anual) desde 2007 a 2010 e dos Prémios AICL Açorianidade (2013- 2015).
Pertenceu à “Association Canadienne de Traductologie ACT CATS do Canadá.
Compilou em colaboração com a professora Doutora Maria Rosário Girão dos Santos (Universidade do Minho) E Lucília Roxo (EBI Maia)
Estava a compilar uma Antologia do Humor Açoriano Contemporâneo para ser apresentada em Outubro 2024 no 39º colóquio em Santa Maria.

Edit Template
Notícias Recentes
Catálogo da exposição Glimpse Collection lançado a 5 de Dezembro
Mais de mil pais e crianças da rede de ATLde Ponta Delgada celebram o Natal no Coliseu
Risco de pobreza baixou nos Açores mas aindaé o mais alto do país
Sindicato quer redução de trabalho para 35 horas
R. Grande com 250 novos lotes para habitação
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores