Edit Template

Edifícios licenciados continuama aumentar na região

O número de edifícios licenciados continua a subir nos Açores, depois dos primeiros meses do ano terem registado quedas.
De acordo com os dados divulgados agora pelo SREA, em Outubro registaram-se 78 edifícios licenciados, mais três do que no mesmo mês do ano passado, que se juntam aos 708 até registados na região, de Janeiro a Outubro, quando no ano anterior tinham sido 642.
O crescimento é justificado com o aumento que se regista na ilha de S. Miguel, de 351 para 430, e com o forte incremento de edifícios que se mantém na ilha do Pico.
Com efeito, o Pico já é a ilha com mais edifícios licenciados, a seguir a S. Miguel, registando de Janeiro a Outubro deste ano 103 e no ano passado 108.
Santa Maria, Terceira, S. Jorge e Faial registam quebras em relação ao ano passado.
Já no terceiro trimestre deste ano tinham sido licenciados 243 edifícios na RAA (construções novas, ampliações, reconstruções, alterações e demolições), a que corresponde um aumento de 12,5%, quando comparado com o trimestre homólogo.
Do total de edifícios licenciados neste trimestre, 70,0% corresponde a construções novas (170 edifícios).
Neste trimestre foram licenciados 146 fogos novos, correspondendo este valor a um aumento de 22,7% face ao mesmo período do ano anterior.
Curiosamente, estes novos licenciamentos de edifícios acontecem numa altura em que a venda de cimento, no terceiro trimestre de 2024, diminuiu 11,9% relativamente ao trimestre homólogo, situando-se em cerca de 34,2 mil toneladas.
Neste trimestre, a venda de cimento de produção local diminuiu 9,0% comparativamente com o trimestre homólogo, representando 90,6% da oferta.

Edit Template
Notícias Recentes
Marca Açores participa na edição deste ano da feira SAGAL, em Lisboa
Município de Vila do Porto avança com campanha de combate às térmitas
Movimento Ponta Delgada Para Todos opõe-seao protocolo de cedência do Complexo Desportivo do Lajedo a uma entidade privada
PS/Açores denuncia atrasos nos apoios à habitação e defende soluções urgentes para as famílias
Paulo Moniz realça “urgência” na revisão da Lei das Finanças Regionais
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores