Edit Template

S. Miguel entre as regiões do país mais caras para arrendar casa no ano passado

A ilha de S. Miguel está na lista das regiões do país mais caras para arrendar casa, com uma subida nas rendas de 6,7%.
Segundo a plataforma imobiliária idealista, as rendas das casas aumentaram em 2024 na maioria dos 18 distritos e ilhas analisadas (e com amostras representativas).
As únicas exceções são Viseu (-0,7%) e Castelo Branco (-2,8%), onde as casas para arrendar ficaram mesmo mais baratas.
A liderar a subida das rendas das casas no último ano está Vila Real (21,4%), seguida por Beja (12,5%), ilha da Madeira (12,2%), Portalegre (12%), Santarém (11,3%), Braga (10,9%), Faro (7,7%), Setúbal (7,2%), ilha de São Miguel (6,7%), Coimbra (6,3%), Évora (5,6%), Lisboa (4,5%), Porto (3,7%), Aveiro (3,5%), Leiria (3,4%) e Viana do Castelo (2,8%).
O ranking dos distritos e ilhas mais caras para arrendar casa é liderado por Lisboa (20 euros/m2), seguido pelo Porto (15,7 euros/m2), ilha da Madeira (15,2 euros/m2), Faro (14,3 euros/m2), Setúbal (13,4 euros/m2), Évora (10,9 euros/m2), Coimbra (10,4 euros/m2), Beja (10,2 euros/m2), ilha de São Miguel (9,7 euros/m2), Aveiro (9,6 euros/m2), Leiria (9,6 euros/m2), Braga (9,5 euros/m2), Viana do Castelo (8,4 euros/m2) e Santarém (8,2 euros/m2).
Já as casas para arrendar com preços mais económicos encontram-se em Portalegre (6,9 euros/m2), Castelo Branco (7,3 euros/m2), Viseu (7,3 euros/m2) e Vila Real (7,5 euros/m2).
Em 2024, os preços das casas para arrendar subiram em todas as regiões do país.
A liderar as subidas do valor do arrendamento encontra-se a Região Autónoma da Madeira (11,1%), seguida pelo Alentejo (8,6%), Algarve (7,7%), Área Metropolitana de Lisboa (5%), Centro (4,4%), Norte (4,2%) e Região Autónoma dos Açores (2,9%).
A Grande Lisboa, com 19,3 euros/m2, continua a ser a região mais cara para arrendar casa, seguida pela Região Autónoma da Madeira (15,1 euros/m2), Norte (14,3 euros/m2) e Algarve (14,3 euros/m2).
Do lado oposto da tabela encontram-se a Região Autónoma dos Açores (9,2 euros/m2), Centro (9,4 euros/m2) e o Alentejo (10,5 euros/m2) que são as regiões mais baratas para arrendar uma habitação no país.
Segundo a plataforma idealista, as rendas das casas continuaram a subir a bom ritmo ao longo de 2024 porque, entre outros factores, os incentivos criados para colocar mais habitações no mercado de arrendamento (como a redução do IRS para 25% sobre os rendimentos prediais) não foram suficientes para aumentar a oferta na medida necessária e responder às atuais necessidades da procura.

Edit Template
Notícias Recentes
Novo livro de Leonor Sampaio da Silva apresentado no Teatro Micaelense
Parque Atlântico recebe primeira edição do programa de moda a 2 de Maio
Dez anos do projecto “Sorrisos de Pedra” com visita a Amesterdão
SEGMA confirma que HDES estava preparado para reabrir no final de Agosto, diz PS-Açores
Tarifas EUA: Paulo Moniz defende inclusão dos exportadores açorianos no “Programa Reforçar”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores