Edit Template

Vida e obra de Vitorino Nemésio celebradas na renovada Casa Museu

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a reabertura da Casa Museu Vitorino Nemésio “eleva a estratégia da Autarquia de promoção da vida e obra do escritor” e a sua valorização como oferta turística do Concelho.
Falando na cerimónia de inauguração da requalificação do imóvel e da exposição patente no espaço, Vânia Ferreira sublinhou ainda o momento como início da comemoração do 75º aniversário da edição do livro Festa Redonda, que a Câmara Municipal promove durante 2025.
“A inauguração da requalificação da Casa Museu Vitorino Nemésio marca também o início das celebrações dos 75 anos da publicação do livro Festa Redonda, obra singular de Nemésio, que canta estas ilhas e a sua Praia como ninguém. Estamos, de momento, a ultimar o conjunto de actividades que pretendem assinalar esse momento, onde se incluem uma exposição sobre Nemésio e a Festa Redonda que visitará as escolas do Concelho, assim como a inclusão desse momento durante as festas da Praia, além de alguns eventos com oradores convidados que pretendemos dinamizar nesta Casa Museu. Pretendemos também que a edição deste ano do festival literário Outono Vivo dê destaque a esta obra. O nosso compromisso é, com a regularidade possível, dinamizar a vida e a obra de Nemésio tendo como palco central esta casa”, explicou a autarca.
“O projecto que agora fica disponível ao público é muito maior do que a renovação estrutural deste imóvel. Aliás, ao disponibilizar ao público novos conteúdos sobre a vida e obra de Nemésio, com particular enfoque na exposição sobre o conceito Nemesiano da Açorianidade, que estará patente em permanência do jardim da Casa das Tias, onde está instalada a Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro, este projecto amplifica o conhecimento sobre a nossa identidade e o contributo de Nemésio para essa consciência. A essa exposição, associamos a edição – apresentada no último Outono Vivo – dos textos de Nemésio onde, entre 1928 e 1975, o escritor afina o conceito e as ideias da Açorianidade. Era uma parte em falta na exposição da vida em obra de Vitorino Nemésio na Praia da Vitória, cidade que memorializa a escrita e o pensamento. Celebrar Nemésio na Praia da Vitória é também celebrar a Açorianidade”, pormenorizou Vânia Ferreira, falando aos convidados onde se incluíam três netos de Vitorino Nemésio.
A requalificação da Casa Vitorino Nemésio recebeu o apoio da Grater, no âmbito de uma candidatura da Autarquia. Os trabalhos incidiram na requalificação de várias estruturas do imóvel, na atualização da exposição e na introdução de alguns equipamentos multimédia que ajudam ao conhecimento da vida e obra do escritor.
Além disso, a candidatura apoiou a edição do livro Açorianidade, os textos de Nemésio, que compila os escritos sobre a Açorianidade; a instalação, no jardim da Casa das Tias, de painéis explicativos deste conceito; e a criação de um espaço, no jardim da Casa Vitorino Nemésio, para atividades infanto-juvenis sobre a vida e obra do escritor praiense.
Além das acções incluídas na candidatura, a Câmara Municipal, com receitas próprias, interveio na requalificação e melhoria dos espaços interiores.

Edit Template
Notícias Recentes
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de violência doméstica contra a sua namorada
Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia encontro de Alojamento Local
Açoriana Márcia Sousa é a primeira mulher nomeada Presidente das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra
SATA lança campanha com promoção de voos a baixo preço até 24 Janeiro
Crianças açorianas estão a consumir mais fruta e hortícolas nas escolas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores