Edit Template

Coliseu Micaelense já é uma marca de referência regional, nacional e internacional na promoção cultural de Ponta Delgada

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, pela ocasião da apresentação da agenda do Coliseu Micaelense, realçou o papel importante que a maior casa de promoção cultural dos Açores tem vindo a desenvolver junto da sua comunidade, quer na sua programação de excelência, quer nas parcerias que concretizou no âmbito cultural, social e de projecção de turismo cultural, conferindo ao Coliseu Micaelense um estatuto de liderança nestas aéreas de excelência na consolidação de uma propositura de serviço público cultural aglutinador e inclusivo.
O autarca enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipa do Coliseu Micaelense e pela sua presidente, salientando “a contribuição que o trabalho desenvolvido pela entidade, o qual mostra o caminho a seguir, e as parcerias com o Teatro Tivoli e Coliseu dos Recreios, que além de projectarem a nossa identidade cultural promove uma mitigação da distância entre os Açores e o continente português. “Através do Coliseu, os Açores conseguem mitigar a distância com o continente, permitindo uma verdadeira democratização da cultura na nossa região”, afirmou.
Para Pedro Nascimento Cabral a cultura não é vista como uma despesa, mas sim como um importante investimento, nas pessoas, nos agentes culturais, instituições culturais e jovens talentos, dando o exemplo das “nossas filarmónicas onde já no berço a cultura musical é nota predominante”.
“A parceria do Coliseu Micaelense com a Associação Sara Carreira para acolher candidaturas a bolsas de estudos de jovens açorianos carenciados é um enorme exemplo da responsabilidade social que todos devemos abraçar e que a Câmara Municipal já o faz para a sua comunidade em todas as áreas”, realçou o Presidente da Câmara, rematando que “os nossos jovens merecem todo o apoio e dedicação, pois serão o garante do nosso futuro”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada concluiu que “esta programação eclética e inclusiva proporciona a todos uma oportunidade de se sentirem parte do desenvolvimento cultural de Ponta Delgada. E o desenvolvimento do Festival de cinema Ibero-americano, artes e audiovisual dos Açores, com a academia brasileira de cinema, será um marco na viragem da nossa centralidade Atlântica. Neste propósito a colaboração de Zeca Medeiros neste projecto define desde já a excelência que o mesmo irá aportar. Ter, hoje, nesta plateia, Paulo de Carvalho, Tony Carreia, Zeca Medeiros o dono do Teatro Tivoli é demonstrativo que a confiança depositada na recondução da Dra. Cila Simas é a confirmação de que a nossa identidade e promoção cultural estão garantidas”.
A presidente do Conselho de Administração do Coliseu Micaelense, Cila Simas, apresentou a Programação, destacando que “os eventos âncora foram mantidos e a oferta foi valorizada pela diversificação”. Cilas Simas sublinhou ainda os três pilares da gestão cultural do Coliseu: ”Oferecer um serviço público cultural acessível e inclusivo, exaltar a identidade cultural local e posicionar o Coliseu na centralidade cultural Atlântica.”
A temporada de 2025 abriu em grande estilo com um concerto do renomado cantor Paulo de Carvalho no passado Sábado. Em Outubro, Ney Matogrosso sobe ao palco do Coliseu, enquanto Camané, o fadista português, actua em Abril. Em Maio, a Festa do Emigrante contará com espectáculos dos populares artistas Tony Carreira, David Carreira e Mickael Carreira, e o famosogrupo Gipsy Kings atua no fim do mês.
Outros destaques da programação incluem a presença da banda The Lucky Dukies (10 de Maio), Fernando Pereira (30 de Janeiro), Tiago Bettencourt (8 de Março), Carlos Alberto Moniz (25 de Abril), e um tributo a Coldplay (15 de Março).
O programa cultural também contempla os tradicionais Grandes Bailes de Carnaval, previstos para 28 de Fevereiro e 3 de Março, e a performance do Barcelona Flamenco Ballet em Junho. Em Setembro, o espectáculo de teatro “Dois de Nós” será apresentado por António Fagundes, Christiane Torloni, Thiago Fragoso e Alexandra Martins.
A exposição “Bem-vinda sejas Amália”, organizada pela Fundação Amália Rodrigues, será exibida no salão nobre do Coliseu de 6 de Julho a 31 de Agosto.
Eventos especiais como o Festival Tremor (9 a 12 de Abril), a peça “Insónia” de Fernando Mendes (27 de Outubro) e “Summer Off Radio On” pela Rádio Atlântida (13 de Setembro) complementam a programação diversificada do Coliseu Micaelense para 2025.
No evento de apresentação da agenda, Cila Simas anunciou com entusiasmo a formalização de uma parceria com a Associação Sara Carreira, destinada a proporcionar bolsas de estudo a jovens açorianos. “Com esta parceria, esperamos inspirar os nossos jovens a sonhar e a procurar o sucesso”, disse a presidente do Conselho de Administração. “Além disso, estamos a desenvolver o Festival Ibero Americano de Cinema, Artes e Audiovisuais dos Açores, com o objectivo de projectar culturalmente a região no cenário internacional”, destacou, acrescentando que “temos muito talento açoriano para mostrar ao mundo, e estamos felizes em contar com Zeca Medeiros como nosso parceiro de excelência.”

Edit Template
Notícias Recentes
Iberia regressa a P. Delgada com 3 voos por semana a partir de Madrid
Manifesto contra Sorte de Varas com mais de duas centenas de subscritores
PJ não confirma que criança eslovena raptada pela mãe esteja nos Açores
Sindicato queixa-se da PSP de P. Delgada
Eurodeputado açoriano defende POSEI-Pescas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores