Edit Template

Gasolina, Gasóleo e gás mais caros a partir de hoje

Os preços da gasolina, do gasóleo e do gás butano voltam a aumentar a partir de hoje nos Açores, de acordo com um despacho publicado em Jornal Oficial
A gasolina sobe 1,9 cêntimos por litro e o gasóleo 2 cêntimos por litro, enquanto as subidas no preço do gás oscilam entre os 6,4 e os 11,5 cêntimos por quilo.
Já em Janeiro, os preços dos combustíveis líquidos tinham registado subidas de 0,7 (gasolina) e 3,6 (gasóleo) cêntimos.
No início de 2025, o preço do gás aumentou entre 7,8 e 78 cêntimos por quilo.
O executivo açoriano justificou a atualização do preço do gás, que passou a ser mensal, com a adoção de uma nova fórmula de cálculo, por recomendação do Tribunal de Contas e por pressão dos distribuidores, que ameaçavam interromper o abastecimento.
A partir de hoje, a gasolina passa a custar 1,549 euros por litro, nos Açores, enquanto o gasóleo passa a custar 1,479 euros por litro.
Também o preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas, definido noutro despacho, aumenta 2 cêntimos por litro em Fevereiro.
O gasóleo colorido e marcado consumido na agricultura passa a custar 1,108 euros por litro, enquanto o preço do gasóleo colorido e marcado consumido na pesca é fixado em 0,918 euros por litro.
O gás butano vendido ao público, no estabelecimento do revendedor, em garrafas de 26 litros ou mais, passa a custar 1,892 euros por quilo, mais 6,4 cêntimos do que no mês anterior.
Já o gás butano vendido em garrafas de 24 litros, construídas em materiais leves (até oito quilos de vasilhame), sobe 11,5 cêntimos, para 2,088 euros por quilo.
O gás butano canalizado regista um aumento de 6,5 cêntimos, em fevereiro, passando a custar 1,892 euros por quilo, enquanto o gás butano a granel sobe 6,4 cêntimos para 1,490 euros por quilo. Os preços máximos dos produtos petrolíferos e energéticos nos Açores são “alterados no dia 01 de cada mês e nos montantes equivalentes à variação do valor do Preço Europa (PE) mensal”.

Edit Template
Notícias Recentes
Açores já têm agenda para economia circular - Aposta em sete sectores estratégicos que terão mais impacto na Região
“Edelweiss” voa de Zurique para a Terceira no Verão e a “Eurowings” de Dusseldorf para P. Delgada
Bolieiro destaca passo histórico na conservação marinha dos Açores
Encontrado corpo de um homem perto das piscinas da Lagoa
Presidente do Parlamento defende “revisão urgente”da Lei de Finanças Regionais
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores