André Franqueira Rodrigues, coordenador dos socialistas na Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, foi nomeado relator para a gestão sustentável das pescas, salvaguarda de espécies sensíveis e combate a espécies invasoras para o benefício das economias locais.
Para o eurodeputado açoriano, esta nomeação representa uma oportunidade de reforçar o compromisso europeu com a sustentabilidade ambiental e a prosperidade das comunidades piscatórias.
O exemplo de Rabo de Peixe
“O equilíbrio entre a proteção dos ecossistemas marinhos e o desenvolvimento económico das comunidades piscatórias e costeiras é um dos maiores desafios da Política Comum das Pescas. Como relator tentarei que este parecer aponte já alguns aspetos importantes para a análise e possível revisão da Política Comum de Pescas, e que garanta uma perspetiva de futuro para um setor chave da nossa sociedade”, sublinha o eurodeputado.
”Estes Acordos são essenciais para assegurar o acesso dos pescadores europeus às águas e recursos destes importantes parceiros da UE – em particular a Islândia e a Noruega – ao mesmo tempo que asseguram ainda a transferência para um número importante de Estados Membros – entre os quais Portugal – de verbas significativas para o desenvolvimento de projetos destinados a apoiar o desenvolvimento da economia azul, com importante impacto económico e social em diversas comunidades locais, como já aconteceu nos Açores, na Vila de Rabo de Peixe” afirmou Franqueira Rodrigues.
“Trabalharei, por isso, para assegurar a aprovação destes Acordos, reforçar essas ligações e garantir que estes mecanismos financeiros sejam utilizados de forma eficaz e justa” concluiu.