Edit Template

Primeira mulher Comandante da GNR tomou posse nos Açores

A ministra da Administração Interna disse ontem que a nova comandante da GNR dos Açores, a primeira mulher a assumir funções de comandante de um Comando Territorial, é exemplo da promoção e igualdade nas forças de segurança.
“É mais um testemunho de que Portugal e os portugueses podem contar com umas forças de segurança cada vez mais modernas e que na nossa sociedade são o exemplo da promoção e da igualdade entre homens e mulheres”, afirmou Margarida Blasco, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
A ministra presidiu ontem à sessão de tomada de posse da nova comandante do Comando Territorial da GNR dos Açores, coronel Cláudia Santos, que sucede ao coronel José Vieira.
Na sua intervenção, a governante também disse que, para o Governo, “promover a diversidade, a inclusão e a igualdade não é simplesmente uma opção, é um dever e é uma obrigação”.
“Este é o caminho para um país que todos queremos mais justo, mais coeso e mais sustentável. Este é o caminho para um país com mais ambição”, vincou.
Margarida Blasco felicitou o comandante geral da GNR, tenente-general Rui Veloso, por ter proporcionado o momento que, “além de ser histórico, revela os valores e as virtudes” em que assenta a sua ação de comando.
“É digna de elogio e capacidade da guarda sob a sua liderança, em manter bem viva a sua identidade e as suas tradições centenárias, ao mesmo tempo que promove a inovação, o progresso e a modernização. Uma instituição corajosa e comprometida com o quadro constitucional do Estado de direito democrático, defensora e promotora de valores humanistas e universais. Uma instituição focada nas pessoas e livre de preconceitos”, referiu.
A titular da pasta da Administração Interna também disse que a nomeação de Cláudia Santos “não é apenas um marco simbólico, é, acima de tudo, o reconhecimento de um percurso pautado pela excelência, pelo compromisso com o serviço público, e pela sua singular capacidade de comando”.
“Hoje não estamos a celebrar o facto de ser mulher, mas celebramos sim o mérito de uma mulher. O mérito que é o resultado da dedicação e da competência de uma oficial que conquistou com muita propriedade este cargo de liderança”, referiu.
Margarida Blasco disse ainda à nova comandante da GNR nos Açores que pode contar “com o total apoio da tutela e do Governo”.
“Sabemos que há sempre a preocupação com recursos humanos e com a necessidade de melhores instalações, melhores viaturas e melhores equipamentos. Sabemos que o seu desafio é grande, mas saiba também que o Governo tudo está a fazer e continuará a fazer para assegurar as melhores e as mais dignas condições de trabalho às mulheres e aos homens que desempenham a sua atividade na GNR e neste Comando Territorial”, afirmou.
A coronel Cláudia Santos disse no seu discurso que assumia o cargo “com elevada responsabilidade institucional e profundo orgulho pessoal”.
Já em declarações aos jornalistas, referiu que as prioridades da sua ação estão relacionadas com missões ao nível de segurança e de controlo costeiro e nas vertentes aduaneira e ambiental, “em cooperação com todas as entidades”.
Por sua vez, o comandante geral da GNR, Rui Veloso, disse que Cláudia Santos tem uma responsabilidade enorme: “Comandar um Comando Territorial é aceitar com coragem a mais nobre e elevada responsabilidade, bem como o grato privilégio de poder contribuir para os superiores desígnios da liberdade e segurança nas comunidades que abnegadamente servimos”.
No âmbito da deslocação aos Açores, a ministra participou em reuniões com os comandos da GNR e PSP, no sentido de realizar um ponto de situação do dispositivo operacional e recursos.
O diretor nacional da PSP, Luís Carrilho, disse aos jornalistas, à margem da cerimónia de ontem, que a instituição tudo faz para que os polícias e o pessoal técnico de apoio à atividade operacional tenham “as melhores condições de trabalho para melhor servir a população”.

Edit Template
Notícias Recentes
Emigrante açoriano em risco de ser deportado nesta nova era Trump
Antigos Combatentes dos Açores já podem beneficiar de descontos nos medicamentos
Novobanco dos Açores com lucros de 10,9 milhões de euros em 2024
Bolieiro enaltece papel do Turismo Rural no crescimento do sector na Região
“First Date” de Luís Filipe Borges com sucesso internacional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores