Edit Template

Reforço para os sem-abrigo em dia de muito frio

A Associação Novo Dia vai reforçar o apoio às pessoas em situação de sem-abrigo em Ponta Delgada, para mitigar os efeitos das baixas temperaturas.
A coordenadora da equipa de intervenção de rua da Novo Dia, Carolina Amaral, acrescentou que vai ser reforçada “a distribuição de roupa, de cobertores e, inclusive, de rolos que são geralmente utilizados no yoga, para ajudar à absorção do frio do chão”.
“Durante o ano já fazemos essa distribuição conforme a necessidade das pessoas que pernoitam na rua, mas, atendendo à descida repentina das temperaturas, vamos iniciar já hoje, e prolongar por Sexta-feira, esse reforço em todos os locais”, adiantou Carolina Amaral.
Segundo esta responsável, o Instituto da Segurança Social dos Açores realizou um contacto prévio com várias instituições e ontem a Novo Dia, Instituição Particular de Solidariedade Social, fará a recolha desses bens junto das organizações.
A Novo Dia, Associação para a Inclusão Social, dispõe de uma equipa de Unidade Móvel que distribui diariamente, durante o período da manhã, 30 pacotes de sandes, água ou leite, e à tarde 30 sopas.
“Há dias em que essa distribuição não é suficiente, depende dos dias e dos períodos”, assinalou Carolina Amaral, sublinhando que existem em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, “várias pessoas em situação de sem-abrigo”, incluindo “vários acampamentos ao ar livre onde chegam a pernoitar, por vezes, 10 pessoas, alguns em locais mais visíveis, outros em zonas mais distantes da comunidade”.
Sublinhou que o trabalho da equipa de intervenção visa promover o acompanhamento de indivíduos que permanecem na rua, realizando rondas com entrega de alimentação, vestuário, “sempre na ótica de reduzir e minimizar a ocorrência de riscos”, desenvolvendo ações de prevenção e construindo um processo de inserção dessas pessoas em situação de sem-abrigo.
Sobre a queda de temperatura prevista para hoje, ler notícia na página seguinte.

Edit Template
Notícias Recentes
Isabel Rodrigues assume como prioridade a assinatura de acordo colectivo com os trabalhadores da Câmara
Câmara Municipal da Lagoa pretende criar campos de férias ligados ao desporto
Nomeações para o próximo ano pastoral levam a mudanças de sacerdotes em 16 ouvidorias
Karatecas lagoenses distinguidos pela Câmara Municipal da Lagoa em treino aberto
Açores registam a maior diminuição do país no número de partos em 2024
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores