Edit Template

Eurodeputados do PS reúnem-se em S. Miguel de 6 a 8 de Março

A delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu realiza, entre os próximos dias 6 e 8 de Março, em São Miguel, as primeiras jornadas parlamentares da Xª legislatura.
Dedicadas ao tema da “Ultraperiferia, Coesão e Desenvolvimento no quadro da União Europeia”, as jornadas contemplam reuniões dos eurodeputados do PS com autoridades regionais, representantes dos setores produtivos e outras entidades regionais.
A delegação socialista portuguesa, composta por Marta Temido, Francisco Assis, Ana Catarina Mendes, Bruno Gonçalves, André Franqueira Rodrigues, Carla Tavares, Isilda Gomes e Sérgio Gonçalves, está representada em 15 das 20 Comissões do Parlamento Europeu e em 4 Subcomissões.
Recorde-se que as jornadas estiveram previstas para os dias 16 a 18 de Janeiro mas tiveram que ser adiadas, por motivos de força maior.
O PS (venceu as eleições europeias de 9 de Junho de 2024 com 32% dos votos), é o único partido nacional com representação das duas Regiões Autónomas no Parlamento Europeu.
Entretanto, André Franqueira Rodrigues foi indicado pelos Socialistas e Democratas como o seu representante para o parecer da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural relativo ao relatório de iniciativa do Parlamento Europeu sobre o fortalecimento das zonas rurais através da Política de Coesão, liderado pela Comissão do Desenvolvimento Regional.
Para André Franqueira Rodrigues, “é fundamental assegurar que as zonas rurais recebem o apoio de que necessitam para potenciar o seu desenvolvimento sustentável e reforçar a sua capacidade para enfrentar os desafios significativos que as atingem hoje, como a desertificação, o envelhecimento da sua população, as acessibilidades, incluindo a digital, a maior pressão resultante das alterações climáticas, entre outras. A Política de Coesão desempenha um papel importante no apoio às zonas rurais, mas este precisa, no entanto, de ser potenciado, nomeadamente, reforçando a sua articulação e sinergias com outros programas e fundos europeus e nacionais.”
O deputado açoriano lembra ainda que “as zonas rurais prestam serviços de elevada importância para todos: desde a produção sustentável de alimentos, aos serviços ecossistémicos, ao turismo ou à preservação das paisagens e biodiversidade, pelo o que o seu futuro e vitalidade devem ser um tema central no projeto de sociedade europeia que queremos ser”, conclui em nota enviada ao nosso jornal.

Edit Template
Notícias Recentes
Romeiros nas estradas da ilha de S. Jorge
Anticiclone dos Açores fraco permite recorde de depressões
Ingestão de plásticos afecta cérebro das aves marinhas açorianas
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de posse de arma proibida no concelho de Ponta Delgada
Eco-Escola: Pedro Nascimento Cabral destaca compromisso dos alunos dos Ginetes com a salvaguarda do ambiente
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores