O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores, por intermédio de polícias da Esquadra da Ribeira Grande, da Divisão Policial de Ponta Delgada, no âmbito do programa especial de proximidade “Idosos em Segurança”, após o alerta de um vizinho para o facto de já não ver uma idosa, de 84 anos, há dois dias, residente no concelho da Ribeira Grande, encetou diligências junto da sua habitação, vindo a detectar a idosa prostrada no chão da cozinha, ainda consciente, mas debilitada pela queda na noite anterior.
A idosa foi devidamente encaminhada pelos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande ao Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, para receber o respectivo tratamento. A mesma encontra-se bem, tendo sido ainda possível apurar que sofre da doença neurodegenerativa de Alzheimer.
No respectivo imóvel, o efectivo policial encontrou um quadro indiciador das inúmeras dificuldades em que a idosa vivia, em razão da sua idade avançada e da sua doença. A idosa residia sozinha, sem apoio social ou familiar e apenas na companhia de seu animal de estimação (canino), o qual foi encontrado, também, num estado precário e desnutrido, tendo sido imediatamente recolhido para o Canil Municipal da Ribeira Grande.
Após a devida sinalização e comunicação do sucedido às demais instituições de cariz social, com competências e responsabilidades específicas de acção nesta matéria sensível, e, bem assim, com o inestimável apoio da respectiva Junta de Freguesia, foi possível proceder, desde logo, à limpeza generalizada da habitação e à prestação de outros apoios considerados urgentes e imediatos.
A família desta idosa, actualmente, encontra-se a encetar diligências para que a mesma possa receber os devidos e necessários cuidados e acompanhamentos clínicos exigidos.