Edit Template

Incentivos ao artesanato de 1 a 31 de março

As candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores – SIDART decorrem de 1 a 31 de março, informa a Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA).
As candidaturas ao SIDART devem ser formalizadas exclusivamente ‘online’, através da nova plataforma digital do Artesanato dos Açores – https://artesanato.azores.gov.pt.
Com uma dotação de 200 mil euros, este sistema de incentivos tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal no âmbito da economia regional, através de um conjunto de medidas que visam reforçar a qualidade da produção e a competitividade das empresas artesanais dos Açores.
Através do SIDART, um importante instrumento de apoio público e contínuo à atividade artesanal, são comparticipados investimentos em projetos de formação, qualificação e inovação do produto artesanal, comercialização e promoção, bem como investimentos em estruturas e equipamentos de produção das Unidades Produtivas Artesanais.
Em maio de 2022 entrou em vigor um novo regulamento deste sistema de incentivos e apoios públicos ao desenvolvimento do artesanato que é único no país.
O novo regulamento alargou o âmbito das despesas elegíveis para comparticipação, como as despesas de alojamento para fins de participação em feiras ou exposições e formação, com um limite máximo do apoio no montante de 50 euros por dia, no caso de uma deslocação nacional, e de 90 euros diários, para deslocação ao estrangeiro para estes fins.
Além disso, foi criada a possibilidade de os artesãos efetuarem despesa com data anterior à candidatura ao SIDART, na sequência de acontecimentos imprevistos e inadiáveis, desde que devidamente fundamentada e comprovada.

Edit Template
Notícias Recentes
Romeiros nas estradas da ilha de S. Jorge
Anticiclone dos Açores fraco permite recorde de depressões
Ingestão de plásticos afecta cérebro das aves marinhas açorianas
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de posse de arma proibida no concelho de Ponta Delgada
Eco-Escola: Pedro Nascimento Cabral destaca compromisso dos alunos dos Ginetes com a salvaguarda do ambiente
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores