A Câmara Municipal de Lagoa entregou100 bolsas de estudo a estudantes lagoenses, no âmbito do Regulamento das Bolsas de Estudo de Mérito e Bolsas de Estudo para Estudantes Deslocados do Município de Lagoa-Açores, para o ano lectivo de 2024/2025, num investimento autárquico total no valor de 70.000,00€. As bolsas de estudo foram entregues e pagas, numa cerimónia que teve lugar no cineteatro lagoense Francisco d’Amaral Almeida, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa.
De acordo com o autarca, esta medida tem o objectivo de “premiar o mérito dos jovens lagoenses, pelo seu aproveitamento académico excepcional, e apoiar os estudantes deslocados do concelho, através de um contributo financeiro para despesas de transporte, alimentação e material escolar. Por outro lado, este incentivo permitirá a formação de jovens em quadros superiores, contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento do concelho”.
Este ano, a autarquia procedeu a alterações ao regulamento, nomeadamente foram atribuídas duas bolsas de estudo a estudantes que frequentam estabelecimentos de ensino superior fora de Portugal, num país estado-membro da União Europeia.
Para além disso e à semelhança do ano anterior, de acordo com as medidas municipais que constam da Proposta de Plano e Orçamento de 2025, foi reforçada a atribuição de mais 10 bolsas de estudo de mérito e mais 10 bolsas para estudantes deslocados.
Assim, para o ano lectivo de 2024/2025, foram recebidas 75 candidaturas para bolsas de estudo para estudantes deslocados, das quais foram atribuídas 60 bolsas. Quanto a bolsas de estudo de mérito, houve 23 candidaturas de mestrados, tendo sido atribuídas 10 bolsas, e 52 candidaturas de licenciaturas, tendo sido atribuídas 30 bolsas.
Cada Bolsa de Estudo de Mérito e Bolsa de Estudos para Estudantes Deslocados tem um valor pecuniário de 700,00€, no ano em referência, sendo liquidada numa única prestação.