Edit Template

Arrancou a primavera climatológica: Primavera nos Açores vai mantertemperaturas amenas

Já arrancou, ontem, a primavera climatológica, estação do ano definida pelos padrões comuns de precipitação e temperatura e que integra os meses de Março, Abril e Maio.
O referido período terminará também a um Sábado – 31 de Maio.
Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal (tempo.pt), analisa os principais destaques da previsão do tempo em Portugal e para as Regiões Autónomas para o próximo trimestre.
Segundo o especialista, os valores mais elevados da temperatura média em Portugal continental na Primavera variam entre 14 e 18º C nos distritos de Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.
Nos Açores são ligeiramente mais amenas – entre 15 e 17 ºC – e na Madeira são um pouco mais quentes do que no Continente: entre 17 e 19 ºC.
De acordo com o modelo de referência da Meteored, a previsão para os meses de Março, Abril e Maio de 2025 indica que é muito provável que as temperaturas marquem valores superiores à média em quase todo o território de Portugal continental, Açores e Madeira, não registando anomalias superiores a 1 ºC no referido trimestre.
Antes da análise às tendências da precipitação, é importante realçar o seguinte: é quase ficção científica afirmar se esta Primavera será, ou não, muito chuvosa, já que, nesta estação, a possibilidade de se desenrolarem vários tipos de situações meteorológicas existe sempre.
De acordo com a Climatologia, os valores médios da precipitação total neste trimestre ultrapassam os 600 mm no Minho (soma dos distritos de Viana do Castelo e Braga) e superam os 275 mm nos distritos do Porto e de Viseu, por oposição ao Algarve (distrito de Faro) que, em média, não chega aos 100 mm.
No arquipélago da Madeira os valores são geralmente inferiores a 150 mm e, no dos Açores, rondam normalmente os 250 mm.
Analisando março 2025 – e excluindo os restantes meses pois apresentam uma tendência muito indefinida na precipitação – os mapas de referência da Meteored mostram uma probabilidade de chuva acima da média na Madeira, nas ilhas de São Jorge, Terceira e São Miguel (Açores) e em todas as regiões situadas a sul do rio Douro (incluindo o Algarve), com anomalia positiva de 5 a 10 mm.
Caso a situação descrita se concretize, estaríamos perante uma excelente notícia para as regiões mais afetadas pela seca (Barlavento Algarvio e Alentejo Litoral).

Edit Template
Notícias Recentes
Hotelaria açoriana espera crescer nas receitas este ano e vê nos EUA um dos melhores mercados
Dívida Bruta dos Açores aumenta para 3.292,1 milhões de euros
Avião cargueiro suspende voos entre Continente, S. Miguel e Terceira
Nove sismos entre S. Miguel e Terceira no espaço de uma hora
Grupo Bensaude financia estudo sobre impacto da Universidade dos Açores no ecossistema regional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores