Edit Template

Berta Cabral antevê um ano de “grande sucesso” no turismo dos Açores

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas destacou, em Berlim, na Alemanha, “o papel absolutamente decisivo dos empresários regionais no sucesso do turismo dos Açores” e o entusiasmo face às perspetivas do setor para 2025.
Berta Cabral, que falava durante a sua participação na ITB Berlin, mais precisamente num convívio que manteve com a Visit Azores e com as empresas regionais presentes na feira, sublinhou que as últimas estatísticas referentes ao setor (Janeiro de 2025) apontam para “uma subida perto dos dois dígitos, a fazer crer que os Açores estão a ter um comportamento muito positivo neste Inverno IATA e a antever um ano de 2025 de grande sucesso”.
“Crescemos acima de 12% em novembro e dezembro, e, agora, 9% em janeiro. É um caminho progressivo para ir atenuando a sazonalidade”, sublinhou.
Segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), em janeiro, no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico (hotelaria, alojamento local e turismo no espaço) dos Açores registaram-se 130,3 mil dormidas, valor superior em 9,0% ao registado no mês homólogo.
A Secretária Regional referiu que se “mantêm elevados níveis de interesse e atratividade do destino Açores a nível nacional e internacional, com um ‘Ano de Ouro’ em 2024”, havendo já novidades na conetividade aérea para o verão de 2025 com o anúncio recente de novas rotas, como Dusseldorf-Ponta Delgada, pela Eurowings.
Em 2024, e pela primeira vez na história, registaram-se nos Açores mais de 4,2 milhões de dormidas, mais de 187 milhões de euros de proveitos na hotelaria e 18 milhões de euros no Turismo em Espaço Rural, ultrapassando os 200 milhões de euros e consolidando uma notoriedade crescente e cada vez mais competitiva a nível internacional.
Berta Cabral recordou que o mercado alemão é o principal emissor estrangeiro na Europa (ficou apenas atrás dos EUA), e representou mais de 455 mil dormidas em 2024, ou seja, um crescimento de 7% face a 2023.
“É um dos mercados prioritários definidos no PEMTA 2030, onde deve ser reforçada continuamente a aposta promocional da Região enquanto destino turístico. É um mercado com grande apetência para o tipo de produto que temos para o oferecer, nomeadamente Natureza Terra e Mar e, em 2025, teremos o reforço das ligações aéreas, com a rota de Dusseldorf operada pela Eurowings e uma frequência adicional na operação da SATA na rota de Frankfurt, para além da nova rota Zurique-Terceira, pela Edelweiss”, disse.
A governante realçou que “o trade turístico na Região é açoriano”, recordando que o crescimento é feito “com base em grupos e empresários regionais”.
“E, melhor ainda, temos o turismo e os outros setores todos ancorados em produção e empresas regionais”, acentuou.
O estudo recentemente elaborado pela Ernst & Young (EY) demonstra que o turismo representa atualmente mais de 1.200 milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto na economia dos Açores, ou seja, cerca de 20% do VAB regional, 17% do PIB e 17% do emprego.
Para a Secretária da tutela, o Governo dos Açores vai continuar a defender “uma atitude pedagógica em torno do turismo, pois é um setor transversal, que alavanca e potencia todos os outros setores económicos, em todas as ilhas”.
Destacando ainda “o extraordinário trabalho desenvolvido pela Visit Azores”, Berta Cabral fundamentou: “o sucesso baseia-se naquilo que verdadeiramente somos, que é um destino de natureza e de pessoas autênticas”.
Saliente-se que a ITB Berlim 2025 decorre até 6 deste mês e é considerada uma das maiores feiras de comércio de viagens do mundo, desempenhando um papel estratégico junto de um dos mais importantes mercados emissores estrangeiros para os Açores – a Alemanha.
A ITB Berlim tem sido, desde 1966, a principal plataforma para a indústria global de viagens e turismo. A edição de 2025 conta, uma vez mais, com expositores e visitantes ligados ao setor vindos de todo o mundo. Cerca de dois terços dos expositores e quase metade dos participantes vêm do estrangeiro, todos com um poder de decisão significativo.
Esta feira está estruturada com base na divisão geográfica por destinos e por segmentos de mercado como Turismo de Aventura, Viagens de Negócios, Turismo LGBTQ+, Turismo de Luxo, Turismo Médico e Tecnologia de Viagens.

Edit Template
Notícias Recentes
Romeiros nas estradas da ilha de S. Jorge
Anticiclone dos Açores fraco permite recorde de depressões
Ingestão de plásticos afecta cérebro das aves marinhas açorianas
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de posse de arma proibida no concelho de Ponta Delgada
Eco-Escola: Pedro Nascimento Cabral destaca compromisso dos alunos dos Ginetes com a salvaguarda do ambiente
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores