Edit Template

Jantar no Balcony homenageia “Atlântico”

O Jantar Vínico Rotas da Insulana regressa ao BALCONY Restaurant, no Grand Hotel Açores Atlântico, na ilha de São Miguel, com uma nova viagem enogastronómica.
No dia 22 de Março, o Chef executivo do Terra Nostra Garden Hotel, Nuno Gonçalves, assina um exclusivo menu cinco estrelas com cinco paragens – inesquecíveis momentos de degustação com harmonização de vinhos, orientados pelo chefe de sala Acácio Oliveira, em parceria com a Quinta do Vallado.“Viagem Gastronómica do Continente ao Atlântico” é o tema escolhido para a oitava edição do Jantar Vínico Rotas da Insulana que, desta vez, convida os visitantes a embarcarem na viagem do “Atlântico”, o primeiro navio a vapor da companhia.
Construído em Southampton, Inglaterra, o “Atlântico” assegurou, durante décadas, a ligação marítima entre Portugal continental e o arquipélago dos Açores.
Partindo de Southampton, passando por Lisboa, São Miguel, Terceira, São Jorge, Graciosa e Faial, este menu oferece uma experiência única de sabores e tradições nacionais. Cada prato será cuidadosamente elaborado com ingredientes frescos locais, proporcionando uma verdadeira viagem gastronómica entre as ilhas e o continente, num casamento perfeito com um menu de vinhos dedicado.
Em Lisboa, o Amuse-Bouche apresenta um Bacalhau à Brás reinventado: bacalhau meia cura confitado, batata rosti, gema a baixa temperatura e caviar. A viagem prossegue pelas ilhas: em São Miguel, o Cozido das Furnas apresenta-se com couve regional recheada com enchidos, carnes de cozido e foie gras, arroz e consommé de cozido. Na Terceira, o Tártaro de Angus da Terceira destaca-se com crocante de alcatra e queijo amanteigado, pickle de cogumelos, emulsão de trufa e pão de alho. São Jorge oferece o Lombo de Cherne e Ameijoa da Fajã de Santo Cristo com risotto de espumante e limão e espuma de bulhão pato. Na Graciosa, a sela de Cabrito Recheada surge com crocante de cabrito guisado, espargos verdes, alho negro e molho de Verdelho. A viagem termina na ilha do Faial com um Cheesecake de Chocolate Branco e Queijo “O Morro” com manga, lima e maracujá.
“Nesta edição acompanhamos a viagem do “Atlântico”, navio que garantiu durante vários anos a ligação marítima de carga e passageiros entre o continente e o arquipélago dos Açores. Com esta viagem, procurámos homenagear a tradição explorando a cozinha e produtos locais e nacionais com uma perspetiva atual”, explica o Chef executivo convidado, Nuno Gonçalves.

Edit Template
Notícias Recentes
Romeiros nas estradas da ilha de S. Jorge
Anticiclone dos Açores fraco permite recorde de depressões
Ingestão de plásticos afecta cérebro das aves marinhas açorianas
Detida pessoa pela suspeita da prática do crime de posse de arma proibida no concelho de Ponta Delgada
Eco-Escola: Pedro Nascimento Cabral destaca compromisso dos alunos dos Ginetes com a salvaguarda do ambiente
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores