Edit Template

Ilhas do Triângulo levam Espírito Santo a Lisboa

No âmbito da participação da AMT – Associação de Município do Triângulo na edição de 2025 da Bolsa de Turismo de Lisboa, os Município das Ilhas de São Jorge, Pico e Faial, levaram um pouco daquilo que são a vivências e tradições do seu Povo ao maior certame turístico do país.
A AMT este ano presenteou os visitantes da BTL com um desfile da ação de promoção do Triângulo, através do Turismo Religioso, nomeadamente, o culto ao Divino Espírito Santo, culminando com a apresentação do novo vídeo promocional do Triângulo e uma prova gastronómica.
Três ilhas, um só encanto – a experiência de viver num Arquipélago! Paisagens deslumbrantes que se complementam, natureza pura e uma cultura única e vibrante.
Entre paisagens vulcânicas, mar azul e paisagens verdejantes, sinta a fé de um povo resiliente, expressa na devoção ao Espírito Santo – manifestação de partilha e identidade cultural, celebrada nas oito semanas após a Páscoa. Festividades marcadas pelo religioso e profano, com gastronomia, música e diversão.
Esta foi a mensagem deixada aos milhares de visitantes da Bolsa de Turismo de Lisboa, numa promoção clara das Vivências das Gentes deste Triângulo Insular, bem patentes na sua riqueza cultural e religiosa.
Aproveitando a presença dos Municípios destas três Ilhas na BTL, foi recriado um cortejo do Espírito Santo, no qual participaram o Grupo de Tocadores e Foliões, tendo sido transportadas as insígnias do Culto (Coroa, Cetro e Salva) assim como a Bandeira, em representação dos seis Concelhos das Ilhas de São Jorge, Pico e Faial.
Um momento único que serviu para destacar a importância histórica e social destas festividades, reforçando os laços culturais e promovendo o turismo religioso, além de ter permitido aos visitantes uma imersão na cultura açoriana, evidenciando a singularidade e a continuidade desta tradição nos dias de hoje.
Recorde-se que o Culto ao Divino Espírito Santo é uma tradição profundamente enraizada na cultura açoriana, remontando ao período do povoamento. Este culto manifesta-se através de festividades realizadas anualmente entre o Domingo de Pentecostes e o Domingo da Santíssima Trindade.
O Culto ao Divino Espírito Santo é considerado Património Cultural Imaterial dos Açores, refletindo a identidade e a religiosidade popular da Região.
De salientar que nesta ação participaram igualmente jovens universitários destas três Ilhas, numa união e partilha entre todos, à moda das ilhas do Triângulo.

Edit Template
Notícias Recentes
Legado do 25 de Abril tem de “continuara servir de referência”, à sociedade, diz Presidente da cidade de Ponta Delgada que hoje assinala o dia em festa
Procissão do Senhor dos Enfermos nas Furnas levará a bênção do Santíssimo Sacramento a 15 doentes
O Primeiro Dia de Eleições Democráticas em Portugal
Entre a Revolução e a Autonomia: Uma História de Coragem
Paulo do Nascimento Cabral defende reciprocidade de normas para produtos da pesca importados para a União Europeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores