Edit Template

Pouco mais de 500 milhões de euros – Estrangeiros investem pouco nos Açores

O investimento directo estrangeiro nos Açores é dos mais baixos do país, registando apenas 565,3 milhões de euros no ano passado.
Segundo dados revelados pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), o investimento direto estrangeiro (IDE) subiu 8%, em 2024, face ao ano anterior, nos estabelecimentos localizados na Região Autónoma da Madeira, para os 10 mil milhões de euros.
Comparativamente às outras regiões do país, em 2024, a Região Autónoma da Madeira registou um valor de IDE superior ao das regiões do Oeste e Vale do Tejo (4,2 mil milhões de euros), Península de Setúbal (cinco mil milhões de euros) e do Alentejo (7,3 mil milhões de euros).
O valor mais baixo foi observado na Região Autónoma dos Açores, na ordem dos 565,3 milhões de euros.
A região que apresentou a maior taxa de crescimento de IDE, face a 2023, foi o Alentejo (+15,2%), seguida pela Região Autónoma da Madeira, o Algarve e o Oeste e Vale do Tejo, todas com uma taxa de 8%.As menores taxas verificaram-se na Península de Setúbal (+2,1%) e no Norte (+2,4%)”, referiu a DREM.
No que diz respeito à concentração de investimento direto estrangeiro, a região que concentrou a maior parte do stock de IDE, em 2024, foi a Grande Lisboa, com mais de metade do IDE realizado em Portugal (53%).
Seguem-se, a larga distância, o Norte (17,3%), o Algarve (9,7%) e o Centro (6,4%).
A Região Autónoma da Madeira (5%) manteve a quinta posição em relação a 2023, à frente do Alentejo (3,6%), da Península de Setúbal (2,5%) e do Oeste e Vale do Tejo (2,1%).
A Região Autónoma dos Açores concentrou apenas 0,3% do IDE do País, em 2024, acrescentou a Direção Regional.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores