Edit Template

Operadores Marítimos dos Açores contra proposta apresentada pelo PS

A Associação dos Operadores Marítimos dos Açores (AOMA) manifestou ontem “a sua profunda preocupação e oposição à proposta apresentada pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista intitulada “Projeto de Decreto Legislativo Regional – Terceira alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 28/2011/A, de 11 de Novembro, que estrutura o Parque Marinho dos Açores”, com pedido de urgência”.
Esta iniciativa, que visa permitir a arte de pesca de salto e vara nas áreas marinhas com nível de proteção total, é uma contradição conceptual, mas é sobretudo um grave retrocesso para a conservação marinha nos Açores, colocando ainda em causa a credibilidade e reputação da Região como líder nos processos de proteção dos oceanos, afirmando um papel relevante no contexto nacional e da UE”, afirma a associação.
A AOMA reafirma “o seu compromisso inequívoco com a conservação dos ecossistemas marinhos, face à sua degradação que, não só é uma evidência científica, como é publicamente reconhecida por todos. Sublinhamos que o interesse dos operadores marítimo-turísticos não pretende sobrepor-se aos do setor da pesca. Contudo, igualmente não aceitamos que o interesse da pesca, sendo eminentemente extrativa, se sobreponha de tal modo que inviabilize o desenvolvimento do ecoturismo marítimo, com evidentes consequências”.
“A pesca é uma atividade essencial na economia e nas comunidades marítimas dos Açores. Mas o turismo é um setor em franca ascensão. E é igualmente fundamental porque é gerador de riqueza e coesão social, cria emprego qualificado, em todas as ilhas do arquipélago e, atualmente, contribui com cerca de 20%, direta e indiretamente, para o PIB regional, é responsável por 15% do emprego. Esta realidade, transformada em potencial económico, só é possível se existirem ecossistemas saudáveis, o que exige uma gestão sustentável dos usos e do território, de forma criteriosa e honesta para todos os stakeholders. Para TODOS. Não apenas para alguns!”, lê-se no comunicado enviado ao nosso jornal.
A AOMA reafirma “o seu compromisso com a gestão sustentável dos nossos recursos marinhos e com a visão de um arquipélago que valoriza o seu capital natural para benefício de todos os açorianos, hoje e no futuro”.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores