Edit Template

Avião cargueiro suspende voos entre Continente, S. Miguel e Terceira

A “MAIS Madeira AIR” anunciou a suspensão dos seus voos semanais cargueiros para os Açores, após 4 anos da operação regular entre o Continente, a Terceira e São Miguel, noticia o Diário de Notícias do Funchal.
O Consórcio MAIS, a operar já há 8 anos na Madeira, iniciou em finais de 2019 ligações aéreas 4 vezes por semana entre o Continente; São Miguel e a ilha Terceira.
O investimento, superior a um milhão e meio de euros, procurava encontrar retorno a médio prazo na exportação de pescado e no aumento da exportação de produtos regionais, agrícolas e lácteos, só possíveis com o envolvimento dos empresários; das Instituições Empresariais e do Governo Regional.
‘’Estamos conscientes que a suspensão do ‘’voo cargueiro’’ vai ter um impacto muito negativo na economia do Arquipélago. A região voltará a sentir o atraso na recepção, das suas compras de comércio eletrónico do seu correio ou na chegada de medicamentos, principais produtos que transportamos, e uma redução clara na capacidade disponível para o aumento da exportação dos produtos Regionais’’, afirmou António Beirão, responsável pela empresa.
‘’A Ilha Terceira, onde se preparava a construção de um HUB para a exportação de produtos das ilhas ocidentais e que recebeu de forma muito aberta e positiva a operação do voo cargueiro, sentirá ainda mais a falta do avião’’
Questionado sobre o que se passará a curto prazo, a MAIS afirma de forma prudente: ‘’A Direcção da MAIS tem sido incansável na forma como, por variadas vezes, tentou relançar a aproximação e o diálogo com a Região e espera sinceramente que a curto prazo e com o apoio continuado das Instituições Empresariais e do Governo Regional, seja implementada uma solução que viabilize a sustentabilidade do projecto, para bem da economia açoriana’’
A presença de um voo cargueiro acaba sempre por criar a prazo uma dinâmica própria de crescimento da economia das regiões, tal como se comprova com o sucesso da operação da MAIS entre a Madeira e o Continente.
A companhia aérea Swiftair, sócio de referência da MAIS, gere uma frota de cerca de 100 aviões, maioritáriamente cargueiros, e tem uma grande experiência no transporte de carga inter-ilhas e entre as ilhas e o Continente Europeu assim como no transporte de pescado, ligando também a região da Africa Ocidental a Madrid.

Edit Template
Notícias Recentes
Legado do 25 de Abril tem de “continuara servir de referência”, à sociedade, diz Presidente da cidade de Ponta Delgada que hoje assinala o dia em festa
Procissão do Senhor dos Enfermos nas Furnas levará a bênção do Santíssimo Sacramento a 15 doentes
O Primeiro Dia de Eleições Democráticas em Portugal
Entre a Revolução e a Autonomia: Uma História de Coragem
Paulo do Nascimento Cabral defende reciprocidade de normas para produtos da pesca importados para a União Europeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores