Edit Template

Lagoa expõe biografia de Manuel Augusto de Amaral, no dia 4 de abril

A Câmara Municipal da Lagoa, através da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, vai acolher uma exposição biográfica de Manuel Augusto de Amaral, que inaugura no próximo dia 4 de Abril, pelas 18h30, no Convento de Santo António, em Santa Cruz, onde ficará patente até ao dia 18 de Maio.
A exposição conta com a curadoria de Malvina Sousa. A professora e escritora também realizou, há cerca de um ano, a palestra «O homem e o poeta», sobre a vida e obra de Manuel Augusto de Amaral, no Auditório Ferreira da Silva, um evento inserido nas comemorações do Dia Mundial da Poesia. A palestra focou alguns aspectos biográficos deste homem multifacetado e debruçou-se sobre o seu papel na sociedade, bem como algumas temáticas abordadas na sua obra, os estilos e géneros preferidos, as influências e as marcas da sua vida na sua escrita.
Manuel Augusto de Amaral nasceu em Água de Pau, a 29 de Agosto de 1862. Frequentou o Seminário de Angra do Heroísmo, e, posteriormente, o Curso Superior de Letras, em Lisboa, desistindo aquando da morte do pai, regressando aos Açores. Já em S. Miguel, dedicou-se, por mais de 30 anos, ao colégio Escola Minerva, que fundou e dirigiu. Faleceu a 25 de Dezembro de 1942. Vinte anos mais tarde, o centenário do seu nascimento é comemorado pelo Instituto Cultural de Ponta Delgada, que publica uma Antologia Poética do seu espólio, na qual também se registam grandes e muitos elogios que lhe foram feitos por personalidades reconhecidas na área das letras.
A curadora da exposição, Malvina Sousa, conta na sua biografia com a publicação do livro de poesia “Momentos” (2011) e participação na “Antologia de Poesia Contemporânea Entre o Sono e o Sonho, Volume V”, no “Poemário 2015” e “O Silêncio da Solidão” (2014). Em 2015, fez parte da Antologia “Memórias Esquecidas no Tempo.” Em 2019, publicou “Até que a violência nos separe”, uma edição Letras Lavadas que integra o Plano Regional de Leitura, e participou na colectânea “Este ano desembrulha o espírito de Natal”. Em 2021, contribuiu para a colectânea “Mulher, Coração da Liberdade”, e, em 2022 e 2023, fez parte da “Nova antologia de autores açorianos” e da antologia “9 Poetas, 9 Línguas”. Em 2024, coordenou o projecto “A Sentir, na EBS Armando Côrtes-Rodrigues” e iniciou o canal do YouTube “quando os livros sussurram”, que pretende promover e incentivar a leitura e a escrita. Desenvolve, ainda, sessões de escrita criativa nas escolas, assim como palestras acerca da leitura, dos seus livros e da educação.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Nascimento Cabral felicita Casa do Povo do Livramento pela conquista da Série Açores em Futsal
PJ detém terceiro suspeito de homicídio ocorrido na cidade de Ponta Delgada
Marinha coordena resgate a Nordeste da Ilha de São Miguel
Abertas as inscrições para o “Rali Ilha Azul – Cidade Mar”
José Manuel Bolieiro destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores