Edit Template

Governo e enfermeiros dos Açores chegam a acordo para pagamentos de retroactivos de cinco anos

Foi ontem assinado, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, o acordo que assegura os reposicionamentos e o pagamento de retroativos aos Enfermeiros da Região Autónoma dos Açores, “um passo decisivo para a valorização da classe e para a reposição da justiça remuneratória devida desde 2011”, considera a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE).
O seu Presidente, Enfermeiro Pedro Soares, sublinhou o papel ativo da Ordem ao longo de todo o processo e a importância da mobilização da classe: “Este é o culminar de um processo que vínhamos defendendo como fundamental na vida dos nossos Enfermeiros. Por um lado, fez-se justiça e devolve-se aos Enfermeiros aquilo que é seu por direito, o correto valor do seu trabalho e com retroatividade; por outro, a Ordem dos Enfermeiros congratula-se por, na sua posição de moderadora e incentivadora deste processo, ver hoje – passados cinco anos de muito trabalho – a meta atingida.”
Este acordo, celebrado entre a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social/Direção Regional da Saúde e os sindicatos representativos dos Enfermeiros – SEP, SINDEPOR e SE – prevê o pagamento faseado dos montantes em dívida ao longo de cinco anos, incluindo os reposicionamentos remuneratórios decorrentes da aplicação de vários diplomas legais, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 111/2024, bem como os aceleradores nacional e regional.
Pedro Soares destacou ainda a origem e percurso deste processo: “Começámos este processo em 2019, com um abaixo-assinado onde mais de 85% dos Enfermeiros aderiram e apoiaram. Foram muitas as portas a que fomos bater, muita sinergia de ideias, para que este processo hercúleo hoje esteja a chegar a bom porto. Obviamente, estaremos atentos à sua implementação e concretização.”
Para a Ordem dos Enfermeiros, este é um momento que simboliza reconhecimento, justiça e compromisso com os profissionais que diariamente sustentam o Serviço Regional de Saúde com dedicação e competência. “É importante realçar o empenho dos vários parceiros, nomeadamente do SINDEPOR e do SE, que sempre viram na Ordem uma parceria fundamental em prol de todos os Enfermeiros, assim como da tutela, na resolução o mais célere possível de todas as questões, no sentido de conseguirmos que todos os Enfermeiros vissem a sua situação resolvida”, concluiu o Presidente da SRRAAOE.
A SRRAAOE reafirma o seu compromisso em acompanhar e fiscalizar a implementação efetiva do plano de pagamento acordado, garantindo que nenhum Enfermeiro fique para trás neste processo de reparação e justiça.

Sindicato diz
que não é o acordo
que gostaria

A Direção Regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses dos Açores (SEP-açores), após este processo negocial, por vezes conturbado, assinou o Acordo com a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, para o plano de pagamento da dívida que o Serviço Regional de Saúde tem para com os Enfermeiros açorianos.
“Não é o acordo que gostaríamos de ter assinado, mas chegado a este ponto do processo negocial, e não havendo margem do Governo para diminuir o tempo de vigência do faseamento, entendemos assinar o Acordo em defesa do superior interesse dos enfermeiros”, afirma o sindicato.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores