Edit Template

Taxa de ocupação do Alojamento Local vai ultrapassar os 90% na Páscoa

A taxa de ocupação no alojamento local nos Açores ronda atualmente os 85%, mas pode ultrapassar os 90% na Páscoa, com o mercado nacional a destacar-se, a par de um crescimento dos turistas provenientes do Canadá, foi ontem revelado.
“Estamos com boas taxas de ocupação para a época da Páscoa, que já se inicia para a semana. Estamos a rondar os 85% de ocupação. E estamos a prever que ultrapasse os 90% até depois da Páscoa”, afirmou o presidente da Associação do Alojamento Local dos Açores (ALA), João Pinheiro.
Segundo o responsável, contrariamente ao ano passado, em que a Páscoa ocorreu em março, quando o verão IATA ainda não tinha arrancado, este ano “existem boas perspetivas” para o período festivo.
“Este ano, coincidindo a Páscoa com o verão IATA, os voos estão normalizados e prevemos uma boa época”, assinalou João Pinheiro.
O presidente da ALA referiu que “os turistas nacionais continuam a ser o melhor mercado” na época da Páscoa, mantendo-se a procura por parte do mercado francês e alemão.
Mas, há “um crescimento ao nível do mercado do Canadá, o que é uma surpresa”, constatou o responsável, admitindo que tal possa estar a ocorrer devido às chamadas “tarifas recíprocas” impostas pelos Estados Unidos aos parceiros comerciais.
“Ainda não observamos uma retração do turista americano. Mas, estamos a ver uma grande procura por parte dos turistas provenientes do Canadá”, acrescentou.
O alojamento local representa 62% do total de camas dos Açores e, segundo João Pinheiro, a questão das ligações aéreas na época baixa e a falta de mão-de-obra continuam a ser as principais preocupações dos empresários.
“A falta de mão-de-obra continua a ser uma preocupação direta e indiretamente. Este ano, por exemplo, tivemos uma grande dificuldade em termos de preparação dos alojamentos, devido à falta de mão-de-obra para trabalhos de pinturas ou construções”, adiantou.
Por outro lado, “estamos completamente dependentes dos transportes e se não existe um investimento claro neste setor o nosso desenvolvimento nunca vai estar sustentável, apesar da nossa sustentabilidade ambiental”, apontou João Pinheiro.

Edit Template
Notícias Recentes
Pedro Nascimento Cabral felicita Casa do Povo do Livramento pela conquista da Série Açores em Futsal
PJ detém terceiro suspeito de homicídio ocorrido na cidade de Ponta Delgada
Marinha coordena resgate a Nordeste da Ilha de São Miguel
Abertas as inscrições para o “Rali Ilha Azul – Cidade Mar”
José Manuel Bolieiro destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores