Edit Template

Bispo D. Armando vai presidir à Missa da Ceia do Senhor na cadeia de Angra

O bispo de Angra vai presidir à Missa da Ceia do Senhor, primeira celebração do Tríduo Pascal, na Quinta-feira Santa, no Estabelecimento Prisional de Angra, no dia 17 de Abril, às 16h00, com a comunidade prisional e os voluntários que habitualmente prestam assistência aos reclusos.
Nela decorre o rito do lava-pés, que segundo a tradição deste dia se faz a algumas pessoas escolhidas entre o Povo de Deus e, neste caso, serão reclusos, a quem o bispo de Angra irá lavar os pés, manifestando o serviço e a caridade de Cristo.
Na mensagem para esta Quaresma, D. Armando Esteves Domingues desafiou os diocesanos a terem como guia neste tempo “a lista dos mais necessitados de esperança”, que o Papa Francisco indica na Bula de proclamação do Ano Santo 2025, ‘A esperança não desilude’, dos nºs 9 a 15: os presos; os doentes; os migrantes; os idosos; os milhões de pobres; “mas é sobretudo fortíssimo o seu apelo à esperança dos jovens que muitas vezes, infelizmente, vêem desmoronar-se os seus sonhos”. E, neste estabelecimento prisional estão muitos reclusos jovens.
Já a mensagem de Natal do Bispo de Angra foi gravada nesta cadeia de alta segurança, que tem duas alas masculina e feminina.
A Missa da Ceia do Senhor dá início ao Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. É comemorada a instituição dos Sacramentos da Eucaristia e da Ordem e o mandamento do Amor (o gesto do lava-pés).
A simbologia do sacrifício é expressa pela separação dos dois elementos “o pão” e “o vinho”. Terminada a oração pós comunhão, deve organizar-se uma pequena procissão, na qual se leva a Eucaristia para a capela da reposição e os altares devem ser desnudados.
Nesse dia, o bispo de Angra também presidirá na Sé, às 20h00.
Mas, é o Domingo de Ramos que inicia o percurso mais importante do ano litúrgico que é a Semana Santa.
São vários os factos repletos de realismo, os que se celebram nesta Semana. Vividos num mistério de fé, são também dramatizados em diferentes expressões propondo a vivência dos quadros da paixão e morte de Cristo na cruz.
A celebração dos mistérios da Redenção, realizados por Jesus nos últimos dias da sua vida, começa pela sua entrada messiânica em Jerusalém. O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a lembrança das Palmas e da Paixão do Senhor. A Missa na Sé de Angra é às 11h00, começando na praça Velha, com uma procissão de ramos. Neste dia recorda-se em simultâneo a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a sua paixão e morte na cruz.
Na Segunda-feira santa deste ano jubilar, o bispo de Angra volta a celebrar em São Miguel e na Terceira a Missa de Renovação das Promessas Sacerdotais, rito que habitualmente integra a Missa Crismal. Assim, no dia 14 de Abril, pelas 12h30, D. Armando Esteves Domingues celebrará com o clero de São Miguel e Santa Maria na Igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada, e no dia 15 presidirá à Missa Crismal em Angra, na Sé, às 11h00, com o restante clero da Diocese. e todo o Povo de Deus que queira juntar-se ao bispo nesta celebração que simboliza também a unidade em torno do prelado. Durante esta Missa além da renovação das promessas sacerdotais serão abençoados os santos óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o santo óleo do Crisma.
A origem da bênção dos óleos santos e do sagrado crisma é romana. A Missa Crismal tem lugar na terça-feira de modo a que todos os sacerdotes que queiram acompanhar o bispo nesta celebração possam regressar a tempo às suas comunidades.
O Tríduo Pascal começa na quinta-feira, com as duas celebrações já mencionadas.
Na Sexta-feira Santa, D. Armando Esteves Domingues presidirá à Celebração da Paixão do Senhor às 15h00, um momento centrado na Cruz. Não se celebra a missa. O silêncio, o jejum e a oração marcam este dia. A celebração da tarde é uma espécie de drama em três atos: proclamação da Palavra de Deus, apresentação e adoração da cruz, comunhão.
Nesse dia, as ofertas que os fiéis fizerem serão para os Lugares Santos de Jerusalém, conclui o sítio Igreja Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Previstas taxas de ocupação de 70% na hotelaria açoriana na Páscoa
Detenção pelo crime de violência doméstica na Lagoa
Cooperativa União Agrícola promove 17.º Curso de Preparadores e Manejadores de Animais para concursos
Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão
Páscoa com “bom tempo” no arquipélago dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores