Edit Template

Ponta Delgada reconhecida com selo de mérito de Autarquia que Cuida dos Cuidadores Informais

Ponta Delgada conquistou o selo de mérito de Autarquia que Cuida dos Cuidadores Informais para o biénio 2025/2026, na categoria de Prata, uma distinção e feito inéditos que deixaram o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, “orgulhoso” das práticas implementadas na área de apoio aos cuidadores informais e em benefício da qualidade de vida das famílias do concelho.
“Ainda que a saúde não faça parte das nossas competências directas, assumimos como compromisso a criação de soluções que permitam apoiar todos aqueles que dedicam as suas vidas a cuidar de outras pessoas. Estou, naturalmente, orgulhoso por esta distinção, que dedico a todos os dirigentes e profissionais do Departamento de Desenvolvimento Social pelo esmerado trabalho que desenvolvem. É, sobretudo, a eles que cabe este reconhecimento”, salientou.
O selo foi atribuído na sequência da 4.ª edição do Selo de Mérito da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), carimbando a qualidade e pertinência do projecto municipal “PDL Cuidar de Quem Cuida”.
O “PDL Cuidar de Quem Cuida” integra o Plano Municipal para o Envelhecimento Activo em curso, que é composto por seis medidas estratégicas e tem como objectivo central apoiar a população sénior do concelho de Ponta Delgada, assim como os seus cuidadores e famílias.
Como tal, e para favorecer uma seniorização inclusiva, saudável e feliz nas 24 freguesias do município, o projecto faz parte da Rede Integrada de Centros de Dia, incluindo como respostas os serviços de Apoio ao Domicílio, de Teleassistência, de Mobilidade Social Táxi+, um Banco de Ajudas Técnicas, um Espaço de Acolhimento Temporário à Pessoa Cuidada, assim como um Espaço de Atendimento Presencial e Linha de Apoio Psicológico.
Tanto o Espaço de Acolhimento Temporário à Pessoa Cuidada, como o Espaço de Atendimento Presencial e Linha de Apoio Psicológico, encontram-se em fase de implementação e ambas as soluções foram pensadas para contribuir, de forma prática e eficaz, para o bem-estar do cuidador e da pessoa ao seu cuidado.
O Espaço de Acolhimento Temporário à Pessoa Cuidada resultará, em específico, de parcerias estabelecidas com lares ou residências seniores do concelho de Ponta Delgada com vista à disponibilização temporária de camas e vagas nas respectivas instalações, em caso de necessidade.
Já o Espaço de Atendimento Presencial e a Linha de Apoio Psicológico da Câmara Municipal de Ponta Delgada serão constituídos com o propósito de providenciar suporte emocional ao cuidador informal, reconhecendo a importância do seu papel e as dificuldades associadas à função de cuidar.
Pedro Nascimento Cabral destacou que, através do Plano Municipal para o Envelhecimento Activo, o município tem vindo a implementar diversas medidas em benefício do bem-estar da população sénior, como são também exemplos os Projectos de Apoio Geriátrico, Idosos Activos, a criação do Cartão PDL Sénior ou a decisão de tornar gratuitos os minibuses para pessoas com 65 ou mais anos.
“É algo de que não abdicamos: vencer o “idadismo”, o isolamento, e garantir a participação de todos aqueles que compõem a nossa comunidade; do mais novo ao menos novo”, vincou, convidando também os cidadãos com 65 ou mais anos a utilizarem os dois minibuses que operam gratuitamente em regime circular no centro histórico e que estão também ao serviço dos cidadãos portadores de deficiência e grávidas.
Lembrou, por fim, que, por força de alterações promovidas em 2023, os programas municipais da área da Acção Social da Câmara de Ponta Delgada passaram a incluir majorações de apoio a cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos.
“Assim aconteceu com o regulamento do Fundo Municipal de Solidariedade Social, mas também com os referentes aos programas de apoio ao Arrendamento Para Fins Habitacionais”, concluiu.
A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que visa distinguir e divulgar melhores práticas implementadas em Portugal ao nível dos cuidadores informais.

Edit Template
Notícias Recentes
Legado do 25 de Abril tem de “continuara servir de referência”, à sociedade, diz Presidente da cidade de Ponta Delgada que hoje assinala o dia em festa
Procissão do Senhor dos Enfermos nas Furnas levará a bênção do Santíssimo Sacramento a 15 doentes
O Primeiro Dia de Eleições Democráticas em Portugal
Entre a Revolução e a Autonomia: Uma História de Coragem
Paulo do Nascimento Cabral defende reciprocidade de normas para produtos da pesca importados para a União Europeia
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores