Edit Template

Museu Carlos Machado assinala Noite Europeia e Dia Internacional dos Museus com programa especial

O Museu Carlos Machado junta-se, uma vez mais, às celebrações da Noite Europeia dos Museus e do Dia Internacional dos Museus, que decorrem nos dias 17 e 18 de Maio, respectivamente. A programação foi pensada para envolver a comunidade e destacar o papel dos museus no mundo contemporâneo.
No Sábado, 17 de Maio, as actividades iniciam-se às 20h00, no Núcleo de Santo André, com uma visita ao Circuito de História Natural ao lusco-fusco, proporcionando uma nova perspectiva sobre as colecções do museu à medida que o dia dá lugar à noite. De seguida, o público é convidado a assistir à performance de dança «MusEU e TU!», com Maria João Gouveia, do Estúdio 13 – uma proposta artística que convida a reflectir sobre o museu como espaço vivo de encontro, criação e identidade. No Domingo, 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, a celebração continua com os Clássico no Museu, no Núcleo de Arte Sacra (Igreja do Colégio), pelas 17h00, com um concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada com o clarinetista e maestro Pedro Vicente Alamá.
Sob o mote “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança”, o tema proposto para 2025 desafia museus e visitantes a repensarem o seu papel como catalisadores de inovação, transformação social e diálogo intercultural. Instituído em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, o Dia Internacional dos Museus pretende sensibilizar o público para a importância destas instituições na promoção da cultura, da paz e da cooperação entre os povos. A Noite Europeia dos Museus, por sua vez, surgiu em 2005 por iniciativa do Ministério da Cultura de França, com o objectivo de proporcionar uma experiência cultural nocturna e fora do habitual, aproximando os públicos dos museus de forma inesperada e envolvente.

Edit Template
Notícias Recentes
“Porque Hoje é Sábado” recebe Prémio AnimaPIX no festival de animação na ilha do Pico
Paris recebe apresentação do livro “Monumentos ao Emigrante”
“My Way”, novo livro de Natividade Ribeiro, lançado em Vila Franca do Campo
Açores marcaram presença na COP 30 no Brasil com instrumentos inovadores de acção climática
Na abertura da “Azores Meat Summit” Jorge Rita destaca importância da carne na economia regional
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores